Profissão secular, de origem e pronúncia francesa, o sommelier é uma das figuras de maior impacto na arte de oferecer um bom vinho – seja em um empório, supermercado, restaurante entre outros estabelecimentos.

Acontece que, como em qualquer outro ramo, existe uma questão que se acumula entre a expectativa profissional e a realidade do mercado: a valorização do seu trabalho.

Afinal de contas, por trás de uma elogiada e concorrida seleção de vinhos, costuma existir um qualificado sommelier que pesquisou, analisou e ponderou diversos aspectos – contribuindo com o desenvolvimento do estabelecimento.Por isso, vamos conferir neste artigo algumas dicas que podem ajudar ao profissional se destacar e valorizar o seu passe em seu local de trabalho. Confira!

Estruture o seu plano de carreira

Valorizar o passe de um sommelier começa, justamente, em suas próprias expectativas com relação à sua profissão.

Isso porque esse planejamento é toda a estrutura do profissional. Do contrário, de nada adianta buscar especializações, realizar networkings e ir atrás de novas certificações porque elas pouco surtirão efeito caso você defina uma trajetória diferente para a sua carreira.

Aposte em cursos de especialização

Seja para aprender um novo idioma – algo interessante para expandir os horizontes na profissão – ou um assunto especial, cursos de especialização são excelentes maneiras de agregar mais valor ao tipo de profissional que você é e pretende ser.Sem falar que é de grande valia para ampliar seus contatos na área e promover tanto o seu nome quanto o da empresa que você trabalha.

Explore as qualidades de sua própria experiência

Sommeliers têm muito a trazer em suas bagagens profissionais. Afinal de contas, os rótulos degustados e o conhecimento adquirido são pontos-chave essenciais para agregar mais valor ao seu passe de mercado.

Dessa maneira, é importante explorar tais qualidades para que os estabelecimentos percebam que tudo aquilo vivido pode ser usado, reaproveitado e reinventado em novos ares profissionais.Para Silvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching, “todo profissional autônomo deve ser percebido pelo mercado como um grande especialista em sua área de atuação, se não o maior. Portanto, escrever artigos, produzir vídeos e podcasts com conteúdo relevante para o seu público, é a melhor maneira de valorizar-se perante o mercado”.

Assim, não se trata apenas de um resumo de suas qualidades, mas daquilo que você absorveu e transformou em conteúdo para suas próximas experiências.

Mantenha-se em atualização

Experiência, no mundo dos vinhos, é também consequência de degustações e uma base teórica ao custo de muita prática.Por isso, trabalhe o networking de diferentes maneiras. Seja indo a degustações, workshops e palestras – entre outros eventos do setor –, e mantendo contato com mais pessoas do ramo.

Tudo isso ajuda a colocar o seu nome em evidência e, consequentemente, o do local que você trabalha. Vale, portanto, estabelecer uma extensa rede de contatos para valorizar o seu passe como sommelier.

Sem falar que essa prática ajuda a calcular a média a ser praticada no mercado. “O melhor a fazer é conhecer quanto os clientes estão pagando, ter consciência de que nível de profissional você deseja ser e, então, fazer um valor que lhe posicione apropriadamente no setor. Portanto, a melhor maneira de calcular a média, é fazer networking e manter-se atualizado pelos clientes e eventuais colegas na profissão”, analisa Celestino, que também aponta os grandes desafios na carreira do profissional autônomo:

“Saber tudo desde o mercado, o negócio, a história até em qual momento se encontra. A partir daí, encontrar seu posicionamento, ou seja, como você será percebido de maneira única pelo mercado. Em outras palavras, a parte mais desafiadora é sempre o marketing que você deve realizar para que as vendas aconteçam. Não basta estudar sua área de atuação, você precisa saber comunicar-se e vender”.

Faça uma auto-avaliação das suas qualidades

Ser crítico é uma qualidade, ainda mais quando você busca aprimorar continuamente as suas características.Afinal de contas, um sommelier sempre em busca de atualização, no mercado, trabalha bem tais qualidades e se aprimora de maneira que, ao pedir por um aumento, ele pode apresentar seu desenvolvimento e os motivos para que o seu local de trabalho reconheça essa evolução.

degustacao-vinho