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Gestão de resíduos: aprenda como fazer o descarte correto do lixo comum em restaurantes

Article-Gestão de resíduos: aprenda como fazer o descarte correto do lixo comum em restaurantes

mulher descartando lixo comum em lixeira

Para descartar o lixo comum em restaurantes, separe os resíduos corretamente e aguarde a coleta municipal. Saiba como gerir todo o lixo gerado pelo seu estabelecimento.

Integrar práticas sustentáveis na gestão de resíduos em restaurantes é essencial para minimizar o impacto ambiental e atender às demandas crescentes por responsabilidade social. O descarte adequado do lixo, um desafio intrínseco a esses estabelecimentos, requer uma abordagem consciente e estratégica. 

O mau gerenciamento de resíduos pode causar problemas sanitários, multas e até a perda do alvará de funcionamento. Além disso, há impactos ambientais consideráveis, como a contaminação do solo e da água, atração de pragas e emissão de odores desagradáveis.

Portanto, além de uma obrigação legal, a gestão responsável de resíduos é uma contribuição efetiva para a preservação ambiental e para a construção de uma imagem positiva perante a comunidade. 

Quais são os principais resíduos gerados em restaurantes?

Entre os resíduos não recicláveis estão os rejeitos orgânicos, como as sobras de comida ou as cascas de frutas e legumes, que são descartadas durante o processo de preparação dos pratos. Além disso, nessa categoria entram também guardanapos usados, papéis sujos, sachês descartados e, é claro, os detritos gerados no banheiro dos estabelecimentos.

Já entre os resíduos recicláveis, temos papel, papelão, vidro, plástico e isopor. Desde que estejam limpos, isto é, não tenham sido contaminados por resíduos orgânicos como comida e gordura, os resíduos de papel e papelão podem ser encaminhados à reciclagem.

O que se enquadra como lixo comum em restaurantes?

Dos resíduos gerados em restaurantes, todo o material que não pode ser reciclado – ou seja, aquilo que não é plástico, metal, vidro, papel, isopor, óleo de cozinha ou lixo eletrônico – é considerado lixo comum.

Quanto às comidas, é possível dar a elas um destino mais sustentável que o descarte em aterros sanitários. Alimentos e pratos não consumidos podem ser destinados à doação, conforme a Lei Nº 14.016, desde que respeitem as regras de segurança sanitária. 

A compostagem também aparece como destino para restos de comida deixados nos pratos pelos clientes, cascas e restos de frutas e verduras provenientes da cozinha.

Outra alternativa é o biodigestor, que produz biogás e biofertilizante, sendo uma alternativa sustentável para processar resíduos orgânicos e gerar economia para negócios de alimentação. 

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Como fazer o descarte de lixo de restaurantes corretamente

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de resíduos em restaurantes é separar todos os descartes.

Os recicláveis, como embalagens, copos, garrafas e papéis, podem ser agrupados todos juntos.

Da mesma forma, os não-recicláveis, como sobras de comida, guardanapos usados e rejeitos do banheiro, também podem ser acondicionados juntos. Caso o restaurante deseje fazer a compostagem dos orgânicos, o lixo deverá ser separado em três categorias: orgânicos, recicláveis e rejeitos.

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Depois, é preciso aguardar a coleta do município. Durante esse período, é preciso garantir que o lixo não cause problemas ao estabelecimento, já que o armazenamento inadequado pode levar à contaminação e a infração de regulamentações e leis de segurança sanitária

Isso é importante, pois, a depender do município e do bairro, a coleta pode ocorrer todos os dias ou até mesmo apenas uma vez por semana. Estar a par da frequência da coleta seletiva da sua cidade é muito importante; normalmente essas informações podem ser encontradas no site da prefeitura ou obtidas através de contato telefônico com a administração municipal. 

Dependendo da quantidade de lixo reciclável gerada, é possível fazer contato com uma cooperativa de catadores de lixo.

No caso da compostagem, a maior parte dos municípios brasileiros não realiza esse tipo de coleta, portanto, esse destino precisa ficar a cargo da administração do restaurante. 

Enquanto aguarda a coleta, lembre-se de manter os resíduos orgânicos em recipientes fechados, para impedir que odores indesejáveis sejam exalados e que animais como ratos e baratas sejam atraídos pelos rejeitos. Além disso, todo o lixo deve ficar numa área com acesso controlado, longe do espaço onde os alimentos são manipulados. Essa área precisa ser coberta e com piso impermeabilizado, impedindo a contaminação do solo.

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Especificidade de descarte por material

O plástico está presente em diversos materiais descartados em restaurantes e lanchonetes diariamente, como garrafas, copos, canudos, embalagens de mercadorias, sachês de molhos e temperos, talheres descartáveis, luvas, esponjas, papel filme, sacolas, entre outros. Destes, a maioria pode ser separada do lixo comum e encaminhada à reciclagem, com exceção dos sachês e das esponjas utilizadas.

O isopor, presente nas embalagens de produtos cárneos e outros alimentos, também é 100% reaproveitável. Esse é um fato pouco conhecido pela maior parte da população, que acaba descartando esse material no lixo comum, acreditando que ele não pode ser reciclado. 

As embalagens de vidro e metal, como garrafas de bebida, vidros de compota, latas de alumínio (como as de refrigerante) ou de aço (como as de outros alimentos enlatados, como sardinha, molho de tomate, óleo etc.) também devem ser encaminhadas à reciclagem.

Outras dicas são:

  • não misture papel e papelão com materiais orgânicos e oleosos, pois isso impede a reciclagem do material;
  • não descarte resíduos orgânicos com lâmpadas, pilhas e baterias, pois isso impede eles sejam utilizados para compostagem;
  • o descarte do óleo de cozinha usado em restaurantes deve ser feito por uma empresa de reciclagem; caso seja descartado no lixo, o líquido deve ser preservado em um recipiente com tampa; 
  • se o volume de descarte do seu estabelecimento for muito grande, vale a pena contar com uma empresa especializada para fazer a gestão de resíduos, evitando assim maiores problemas.

Problemas gerados pelo mau gerenciamento de resíduos em restaurantes

O descarte inadequado do lixo em restaurantes pode levar à contaminação, tanto por micro-organismos quanto por animais maiores, como moscas, baratas e ratos. Por esse motivo, existem regulamentações sanitárias severas sobre o assunto, e desrespeitá-las pode gerar multas e até mesmo a perda do alvará de funcionamento do restaurante.

É importante informar-se sobre as exigências e regulamentações vigentes no seu município de atuação para garantir que seu estabelecimento esteja em conformidade com elas.

Alguns locais, como São Paulo, exigem pagamentos pela coleta e transporte de resíduos acima de 200 litros, sob pena de multa e até perda do alvará de funcionamento.

Além de evitar problemas com a lei e custos financeiros, garantir o descarte adequado dos resíduos faz parte do dever social e ambiental das empresas. Quando mal gerenciados, os rejeitos podem causar problemas à comunidade local e ao meio ambiente, contaminando o solo e água, atraindo pragas e gerando mau cheiro. 

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Estratégias para reduzir a geração de lixo em restaurantes

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Além de garantir a destinação correta para o lixo comum e reciclável, faz parte do dever de cada cidadão rever suas práticas e diminuir a geração de rejeitos. Existem algumas ações que a administração de um restaurante pode tomar para reduzir a quantidade de detritos gerados:

  • promova treinamentos de conscientização da equipe sobre desperdício e descarte adequado de materiais;
  • busque fornecedores que utilizam embalagens sustentáveis, que podem ser reutilizadas ou recicladas;
  • substitua copos, pratos e talheres descartáveis por opções reutilizáveis, de vidro, metal ou cerâmica; 
  • no caso do delivery, permita ao consumidor escolher não receber sachês de tempero e molho, talheres descartáveis e guardanapo; 
  • faça adaptações no seu cardápio para utilizar partes não convencionais dos alimentos, que normalmente não são aproveitadas;
  • tenha uma boa gestão de estoque, evitando que alimentos sejam descartados por passarem do prazo de validade;
  • adeque as porções do menu, se notar que muitos consumidores deixam restos no prato;
  • avalie a possibilidade de adotar um sistema de compostagem para gerenciar resíduos orgânicos.

A integração de práticas sustentáveis na gestão de resíduos em restaurantes não é só uma necessidade urgente para minimizar o impacto ambiental, mas também um compromisso ético e social. 

O descarte adequado dos diversos tipos de resíduos, seja orgânico ou reciclável, não apenas evita problemas sanitários e multas, mas também contribui para a preservação do meio ambiente e fortalece a imagem positiva do estabelecimento. 

Além disso, a implementação de estratégias para reduzir a geração de lixo, como treinamentos de conscientização, busca por fornecedores sustentáveis e a promoção de práticas eco-friendly, demonstra o comprometimento do setor gastronômico com a construção de um futuro mais sustentável e responsável.

 

Material bônus: Curso "Como aumentar a produtividade do seu negócio fazendo a gestão de resíduos"

Para aplicar uma gestão eficiente de resíduos e transformar oportunidades criativas a partir de estratégias práticas para reduzir os desperdícios, vale conferir o curso "Como aumentar a produtividade do seu negócio fazendo a gestão de resíduos". Ele é gratuito e foi desenvolvido pela Abrasel, em parceria com o Sebrae. É voltado para donos de bares e restaurantes e demais seguimentos do setor de alimentação fora do lar. A inscrição é feita no portal Conexão Abrasel

Nesse curso, você vai aprender:

  • Gestão de resíduos para bares e restaurantes: estratégias práticas para gerenciar eficientemente os resíduos nos estabelecimentos.
  • Benefícios do manejo correto dos resíduos: como explorar os diversos benefícios de adotar práticas adequadas de gestão de resíduos, desde a redução de custos até o fortalecimento da imagem do negócio.
  • Economia a partir da gestão de resíduos: como a gestão eficaz dos resíduos pode resultar em economia significativa para bares e restaurantes.
  • Utilização dos resíduos como um ativo: oportunidades de transformar os resíduos em recursos valiosos que agregam valor aos estabelecimentos.

 

LEIA MAIS

  1. Futuro sustentável e as tendências para o setor de alimentação fora do lar 
  2. E-book: 6 perguntas sobre Gerenciamento de Resíduos em Restaurante
  3. Gerenciamento de perdas na cadeia de produção
  4. Desperdício: conheça as ações da indústria para combater a perda de alimentos
  5. Restaurantes adotam embalagens retornáveis como medida sustentável 
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