Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

planejamento financeiro.jpg

Planejamento financeiro para o novo normal

Saber como conduzir o planejamento financeiro para food service é imprescindível para ter mais sucesso no novo normal. Veja algumas dicas!

O planejamento financeiro para food service nunca foi tão relevante quanto nos dias atuais. Afinal, o momento de crise que estamos passando fez com que os estabelecimentos gastronômicos precisassem se reinventar.

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa feita pela IPC Maps, apenas no estado de São Paulo, o setor deve contabilizar uma queda de receitas de 44,7% na capital e de 41,9% nas demais cidades.

Conversamos com Louise Nogueira, analista do Sebrae RJ, que explicou um pouco do atual panorama dos estabelecimentos de food service. Ela conta que, nos meses de abril e maio, a queda de faturamento foi em média 70%. Nos meses seguintes, junho e julho, o índice caiu para 50%.

Ela explicou ainda que, provavelmente, apenas no segundo semestre de 2021, o setor iniciará uma retomada. Por isso, se planejar agora é tão importante, para colher bons frutos no próximo ano.

Dicas de planejamento financeiro para food service no novo normal

Por conta desse cenário de queda, ter um bom planejamento é a melhor solução. Veja, a seguir, algumas dicas para enfrentar esse momento difícil!

Entenda sobre os custos fixos e variáveis

Louise explica que é importante que os empresários de food service compreendam bem quais são os seus custos fixos e variáveis. É necessário ter tudo na ponta do lápis, para que se possa ter uma visão holística completa do restaurante.

Assim, é possível ver como direcionar melhor os investimentos. Se poderá saber se vale mais a pena terceirizar ou contratar entregadores de delivery, por exemplo, já que essa é uma modalidade de consumo que vem crescendo no período de distanciamento social.

Reveja prazos de pagamentos com fornecedores

A profissional também orienta a rever prazos de pagamentos com os fornecedores. A crise afetou todos os setores e as empresas estão dispostas a fazer negociações para não perder vendas.

Logo, ao fazer o planejamento financeiro para food service no novo normal, convém fazer novas propostas e negociações. É bem provável que você consiga redução de preços ou melhores condições de pagamentos.

Busque maneiras inovadoras para atrair novos clientes

Conquistar novos clientes é essencial, para amenizar os danos causados pelo cenário de retração. De acordo com Louise, “o empresário pode inovar pelo cardápio, pelo atendimento mais personalizado e pela intensificação nas ações de marketing digital”.

Além disso, a especialista orienta a fazer uma boa preparação dos estabelecimentos físicos, para que as pessoas se sintam à vontade para voltar a frequentar o restaurante presencialmente. “O ambiente com afastamento das mesas, segurança alimentar e higiene são fundamentais”, diz.

Recorra às fontes de crédito para garantir o funcionamento do negócio

A especialista afirma que também vale a pena recorrer a empréstimos ou fontes de crédito, caso isso seja necessário para garantir o funcionamento do restaurante.

Ela explica que o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado pelo Governo Federal, tem sido uma das melhores saídas para muitos restaurantes.

Com essas dicas, fazer o planejamento financeiro para food service para enfrentar a crise fica mais fácil. Esperamos poder ter contribuído para que o seu negócio apresente um bom desempenho e possa estar bem preparado para a retomada!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar