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Sua indústria atende ao mercado de alimentação saudável?

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O mercado de alimentação saudável está movimentando bilhões e crescendo ano após ano. Somente em 2018, o setor alcançou R$ 93,6 bilhões, de acordo com pesquisa realizada pela agência Euromonitor.

O número colocou o Brasil na quinta posição no ranking dos gigantes do mercado de alimentação saudável, e, até 2021, o país deve crescer cerca de 4,41% ao ano.

Em um mercado tão promissor, saber aproveitar as oportunidades é fundamental. Será que a sua indústria está preparada?

O crescimento do mercado de alimentação saudável

"O mercado de alimentos é um setor em constante mudança e aperfeiçoamento, que nasce das necessidades dos consumidores, que estão cada vez mais informados e preocupados com ter ou manter uma alimentação saudável", explica Dafné Didier, diretor de qualidade da Alimentus Consultoria.

De acordo com o especialista, a alta demanda no mercado de alimentação saudável é consequência da lei da oferta e procura: "se existem consumidores procurando alimentos saudáveis, existirá demanda!"

Didier ainda reforça os resultados obtidos no estudo da Euromonitor e alerta para o fato de que falar de alimentação é falar de economia.

Mudança de comportamento do consumidor

O crescimento do setor de alimentação saudável também e consequência na mudança do perfil do consumidor. Com mais acesso à informação, a preocupação com a saúde e à beleza aumentou. Agora, ela faz parte da rotina das pessoas e é priorizada durante as compras.

"As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o que comem, seja por saúde, beleza ou apenas “modismo”. O avanço tecnológico e a velocidade da informação tornaram mais evidente o que sempre foi uma busca individual. Alimentar-se bem, comer bem e fazer escolhas melhores são sinônimos de uma alimentação saudável, que, por definição mais simplista, refere-se a uma ingestão consciente e equilibrada de alimentos que proporcionam o bom funcionamento do organismo", esclarece Didier, reforçando que a busca por alimentos mais naturais e orgânicos é um reflexo dessa mudança de hábitos.

Além disso, cresce o número de estudos que comprovam que comer bem é sinônimo de viver mais e melhor - o que é exatamente o que as pessoas buscam.

"Em uma simples busca no Google para o termo “alimentação saudável”, encontramos mais de 59 milhões de resultados. Então, particularmente, não acredito que a busca por alimentação saudável seja apenas uma coisa de momento. Acredito que o brasileiro realmente está mais focado e preocupado com o que come", conclui o diretor.

Novos hábitos levam a mudanças no mercado

É possível encontrarmos quase que diariamente uma novidade no mercado de alimentação saudável. E isso pode ser visto em uma breve visita ao mercado do bairro.

"Falar em saudável, geralmente, é falar em “natural”, e nesse contexto a indústria de alimentos tem que inovar. Um alimento industrializado pode ser saudável? A resposta é sim! Alimentos industrializados também podem trazer benefícios à dieta. São inúmeras industrias produzindo os mais diversos tipos de alimentos para atender essa procura: alimentos híbridos, alimentos fermentados, alimentos à base de plantas e muitos outros", ressalta Didier.

O especialista diz ainda que há outros pontos a serem explorados na produção de alimentos saudáveis, e isso pode se dar pela redução de açúcares, sódio ou gorduras, além da adição de ingredientes naturais, funcionalidades das plantas ou a simples busca diária por alimentos com apelo clean label: "como exemplo desses alimentos, temos a Caramelle alle Erbe Digestive, Giuliani – Itália ( Bala medicinal com extratos de plantas que melhoram a digestão), Ninho Nutrição Reforçada, Nestlé – Brasil (Nestlé lançou a versão do complemento alimentar com cereais integrais, zero adição de açúcares, fonte de fibras, 24 vitaminas e minerais e leite. Sem corantes e aromas artificiais) e Peppa Pig, Yi Zhi Food – China (Gomas com vitamina C e prebióticos)".

A mudança do mercado de alimentação saudável já é um fato da vida moderna. Agora, o próximo passo é buscar maneiras de inovar e ir além dos já conhecidos produtos naturais. E a sua indústria, está pronta para esse novo cenário?

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