Tenho me deparado com líderes cansados e bastante desmotivados. Qual será o motivo para esse momento? Liderar pessoas sempre foi um desafio imenso de todos os negócios, e em nosso setor de hospitalidade e food service, ainda mais por lidarmos muitas vezes com uma mão de obra mais despreparada e termos que trabalhar enquanto outros descansam – assim como inúmeros outros setores, mas aqui falaremos do nosso.
Será o excesso de responsabilidade sem a devida remuneração?
Será a falta de delegar as tarefas?
Será a falta de treinamento efetivo?
Será a falta de reconhecimento?
Será o acúmulo de funções?
Acredito ser um conjunto de fatores, mas, ao treinar e trabalhar diretamente com líderes, o que mais tenho buscado ensinar é o tal do autoconhecimento, o saber lidar com as famosas soft skills.
Quando nos tornamos líderes de um time, seja ele grande ou pequeno (não importa o tamanho), muitas vezes assumimos várias novas responsabilidades e nos deparamos com situações muitas vezes que nem sabemos como proceder.
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Quando pergunto para alguns líderes como foi a promoção, se houve apoio ou treinamento, ou mesmo a informação formal das novas tarefas e metas, posso dizer que 90% dos casos respondem que se tornaram líderes porque:
- Eram o melhor vendedor do time
- Tinham um tempo bom de casa e bom relacionamento com o cliente
- Resolveram empreender
Fatores interessantes, mas sem o respaldo profissional necessário para a continuidade na questão do liderar com excelência.
Por isso hoje compreendo porque alguns bons funcionários não assumem a liderança, preferem “ficar aonde estão” sem assumir mais responsabilidades.
O cansaço ou mesmo desmotivação vem do acúmulo de responsabilidades, muitas vezes delegadas sem a devida clareza e transparência das novas atividades de sua função.
Por isso incentivo a comunicação mais clara, a efetividade de uma remuneração mais adequada, vinculada a resultados e o autoconhecimento que será tema de um próximo artigo.
Pensem nisso.
*Por Carol Bortoleto, da Curry Soluções.
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