Os alimentos halal são produtos permitidos para o consumo conforme os princípios da fé muçulmana. Eles abrangem preparações feitas de acordo com rituais específicos que garantem pureza do alimento.
O segmento atende 57 países membros da Organização para Cooperação Islâmica (OCI) e movimenta cerca de 5,7 trilhões de dólares anuais.
Em 2022, o Brasil exportou quase 275 mil toneladas de carne bovina halal, gerando uma receita de 1,04 bilhão de dólares.
Grandes empresas do ramo alimentício, como BRF e Marfrig, trabalham com alimentos halal há anos.
Segundo Leonardo Dall'Orto, vice-presidente de mercado internacional e planejamento da BRF, a empresa faz remessas de mais de 3 mil contêineres do Brasil para o Oriente Médio.
O sucesso do Brasil no exterior é grande. Quando um consumidor árabe compra um produto halal brasileiro, tem certeza de que o item cumpriu todos os requisitos esperados.
É o que apontou Mahmood Al Bastaki, diretor geral da World Logistics Passport (WLP), durante o Global Halal Brazil Business Forum.
Quer saber mais? Confira avanços e desafios do mercado halal brasileiro no portal Food Connection. Explore novos mercados e adapte-se às demandas do consumidor.
Acesse aqui!
Read Next