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Os desafios do mercado de sobremesas no Brasil

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O que os negócios especializados em sobremesas podem fazer para acelerar? Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, traz 6 recomendações fundamentais. Confira no artigo!

Nos últimos três anos a inflação dos alimentos tornou-se um tema recorrente para todos os gestores de negócios do segmento.

Quando fazemos um recorte específico para sobremesas os desafios são ainda maiores. Açúcar, chocolate, ovos, trigo e, principalmente, lácteos tiveram reajustes que geraram um impacto brutal aos custos de produção. Segundo a Embrapa de julho/20 a julho/22 a inflação acumulada dos lácteos foi de 60%.

Em um cenário de crise, repassar integralmente todos os aumentos para os consumidores não era uma opção viável. Até porque, as sobremesas são itens complementares ou fazem parte de refeições intermediárias na experiência de consumo no foodservice, assim, o segmento fechou o ano bastante pressionado.

O segundo semestre de 2022 mostrou-se positivo em relação a evolução da recuperação do mercado de food service em faturamento o que sinaliza que houveram repasses dos aumentos dos custos de produção em todos os tipos de negócios, porém, o tráfego não foi totalmente retomado.

sobremesa de restaurante

Mas, o que os negócios especializados em sobremesas podem fazer para acelerar?

  1. Intensificar ações de impacto em eficiência operacional em todas as linhas do negócio: Mão de Obra, Matéria Prima, Outras Despesas, etc;
  2. Investir em equipamentos que permitam a otimização de mão de obra, aumento de produção e redução do desperdício;
  3. Identificar novos canais de vendas B2C ampliando os momentos de consumo e, quando oportuno, investir no canal B2B também;
  4. Reavaliar seu mix de produtos, eliminar produtos de baixa rentabilidade e/ou revisar fichas técnicas, modificar tamanho de porção e/ou marcas preferenciais;
  5. Treinar a equipe para aumentar o rigor na montagem dos produtos, evolução técnica e na mitigação dos desperdícios;
  6. Programar lançamentos sistemáticos para encantar consumidores e faze-los voltar a loja.

A indulgência continua sendo um dos mais importantes drivers de decisão do consumidor no food service.

Porém, existe um misto de expectativa entre prazer e saúde que cria um dilema diariamente na vida das pessoas.

Então, as marcas que querem ganhar esse jogo precisam evoluir sua oferta, embalagens e estratégias de comunicação junto aos seus consumidores.

É hora de romantizar menos e gerenciar mais!

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