Já imaginou se a sua indústria recebesse um feedback do consumidor final ou não precisasse passar pelas burocráticas informações dos distribuidores? Afinal, o novo perfil de consumidores brasileiros não é mais formado preponderantemente por pessoas fiéis a determinadas marcas, lojas ou produtos. O novo consumidor faz pesquisa online para garantir o melhor custo-benefício e ter acesso às melhores ofertas.
As novas tecnologias deram voz ao consumidor final, que está cada vez mais exigente – buscando produtos com os quais eles realmente se identificam. Com a rastreabilidade, a indústria de alimentos e bebidas consegue se aproximar com este consumidor, dentre outras vantagens oferecidas.
Conquiste a confiança do consumidor final
Para os clientes do mercado de alimentos e bebidas, um dos fatores que mais impactam no atributo confiabilidade é a procedência da matéria-prima.
“A questão da rastreabilidade de produtos, antes interessante para o B2B e o background da logística, hoje diz respeito diretamente ao consumidor final”, garante a Engenheira de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas Aline Lemos.
Assim, cada vez é mais necessário ter a possibilidade de rastrear os itens para que sejam evitados transtornos junto a consumidores, varejo e indústria. Graças aos processos de rastreabilidade, é possível identificar onde o produto foi fabricado, suas etapas de produção, distribuição até a chegada às gôndolas do varejo.
“Recursos como o código de barras, o QR Code e o DataMatrix – antes importantes apenas para o relacionamento da indústria com o varejo (controle de estoques, perdas etc.) – ajudam agora os consumidores a terem mais informações sobre os produtos”, afirma o Gestor em Tecnologia da Informação e programador pela Universidade de Franca, Fabrício Machado.
A rastreabilidade pode ajudar na interação com o consumidor, auxiliando nas seguintes questões:
- Como a indústria pode responder agilmente se um consumidor entrar em contato para descrever um problema em um produto;
- Saber se os produtos foram produzidos realmente por aquela indústria;
- Quando e onde o produto foi fabricado;
- No caso de problemas, em qual fase da fabricação desse produto houve erro.
- Quem vendeu esse produto ao consumidor final.
Além de garantir melhores produtos, a rastreabilidade também ajuda a evitar falsificações e contrabandos, garantindo ao consumidor a compra de produtos industrializados originais e regulamentados – as falsificações e o contrabando são grandes preocupações nesse quesito.
A rastreabilidade não é a solução para a falsificação, o contrabando ou a má qualidade de insumos na cadeia produtiva, mas certamente facilitará para que os consumidores fiscalizem as empresas e que os próprios órgãos governamentais possam cobrar produtos de melhor qualidade.