Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inovações e sua transformação no "cafézinho" de todo dia

Inovações e sua transformação no cafézinho de todo dia.jpg
Quer aprender mais sobre a inovação do café e como as tecnologias contribuem para o crescimento do setor? Venha conosco e entenda mais sobre o assunto!

Você já parou para pensar na inovação do café e como as tecnologias afetam a produção e comercialização da bebida?

Vamos analisar um pouco: você sabia que os brasileiros são um dos maiores consumidores de café do mundo? De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), 79% da população aprecia essa bebida. Inclusive, o consumo do café aumentou na pandemia.

Apesar de o café ser uma bebida antiga (surgiu por volta dos anos de 1600), com o advento da tecnologia e o passar do tempo ele foi mudando. Dessa forma, as técnicas de produção, de comercialização e de consumo foram se aperfeiçoando.

Assim, para falar um pouco mais sobre a inovação do café, assim como a tecnologia para o café, entrevistamos a empresária e proprietária da indústria Celebrity Coffee, Fabiana Ecclestone. Vamos lá? Boa leitura!
 

Veja como a tecnologia para o café está sendo aperfeiçoada

Como vimos, as técnicas de produção e comercialização do café estão em constante evolução. Por isso, estar sempre de olho nas principais tendências e inovação do café é interessante para que a sua empresa possa explorar essas oportunidades e crescer.

Inclusive, existem diversas tecnologias inteligentes que surgem para tornar o modelo de produção mais ágil, qualificado e eficiente. São drones, sensores, satélites (dentre outros) que ajudam em todo o processo produtivo.

Fabiana também apresenta algumas tecnologias inteligentes que podem ajudar nesse processo, como “ter um controle minucioso de secagem através de equipamentos homologados; rastreabilidade dos lotes através de sistema de certificação internacional; e armazenamento adequado dos grãos em tulhas controladas”.

 

Entenda o que a sua empresa deve saber sobre o uso e a implementação da inovação do café para se destacar

Antes de investir em novas tecnologias que possam contribuir com o processo produtivo do café, é preciso entender que qualquer inovação requer investimentos. Por conta disso, é preciso ter um bom planejamento — principalmente financeiro.

“Toda e qualquer inovação requer investimentos elevados e planejamento prévio. No entanto, o principal é ter uma boa gestão, contando com uma equipe comprometida e apaixonada pela arte de produzir café”, reforça Fabiana.

Assim, o papel da equipe é muito importante para que a sua empresa possa se destacar. Afinal, os próprios colaboradores podem ajudar a implementar melhorias contínuas que sejam importantes para a sua marca.

Para Fabiana, a equipe pode beneficiar a empresa em toda a produção. Por exemplo, ela pode propor adaptações nos equipamentos e realizar pequenos ajustes que possam contribuir para a sua marca crescer e se destacar da concorrência.

 

Saiba como a inovação do café está impactando o mercado

Investir em tecnologias que contribuem com a inovação do café é importante porque só traz benefícios para a sua empresa.

Afinal, a tecnologia ajuda a melhorar os processos, entregar um produto diferenciado e qualificado ao público final, aumentar as vendas e você ainda otimiza a rotina do seu time.

“O grande impacto da tecnologia para o café foi o aumento considerável de produtos que existem hoje no mercado, principalmente os cafés especiais. Com esse crescimento, o setor ficou muito mais competitivo”, finaliza Fabiana.

 

Gostou de aprender mais sobre a inovação do café? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar