A pandemia da Covid-19 fez com que os pedidos por delivery disparassem nos estabelecimentos gastronômicos. Para se ter uma ideia, de acordo com informações do Jornal da Universidade de São Paulo (USP), houve um crescimento de 975% desse tipo de demanda em 2020.

Em meio a esse cenário, ter um app de restaurante se tornou importante não apenas como um diferencial, mas sim para a sobrevivência do negócio. Conversamos sobre esse assunto com especialistas da área.

Artur Beza, diretor comercial da Genuine Sistemas, e Rodrigo Hülsenbeck, CEO da Premier Soft, compartilharam conosco alguns pontos relevantes sobre o tema. Ambos estão à frente de empresas que desenvolvem tecnologias para restaurantes. Confira, a seguir!

 

Vantagens do app de restaurante

Para Hülsenbeck, com um aplicativo torna-se muito mais simples a comunicação entre os restaurantes e seus clientes.

“Uma das principais vantagens é a mobilidade, que permite fazer pedidos onde quer que você esteja”, comenta o CEO da Premier.

O executivo também explica que as notificações push são um bom recurso proporcionado pelos apps de restaurante. Afinal, por meio delas, é possível ofertar promoções, novidades sobre os pratos, entre outras informações importantes.

Beza, por sua vez, acredita que a atração de novos clientes é um dos maiores benefícios proporcionados pelos aplicativos.

Em suas palavras: “As vantagens de trabalhar com essas plataformas estão totalmente ligadas à atração de novos clientes, uma vez que esses apps já possuem usuários prontos para consumir, e o estabelecimento entrará em um ambiente totalmente preparado para concorrer com o seu produto”.

 

Saiba como criar um app de restaurante

Existem diversos aplicativos de delivery que um restaurante pode fazer parte, como o iFood, o Uber Eats e o Rappi. Além desses, também é possível que o estabelecimento tenha o seu próprio app.

Por isso, saber como criar um app de restaurante também é uma necessidade para os empresários da gastronomia.

Nesse sentido, Hülsenbeck orienta que os empresários entendam qual é o seu público e reconheçam em que tipo de dispositivos ele está mais presente.

“Atualmente é comum encontrá-los em todas as plataformas, tanto dispositivos Android, como iOS. Na maioria dos projetos recomendamos o desenvolvimento nativo, dessa forma, o aplicativo se torna mais sólido e a evolução do projeto mais efetiva”, comenta.

 

Dicas para manter o app de restaurante sempre atualizado e efetivo

Questionado sobre boas práticas para manter o app de restaurante sempre atualizado e efetivo, Beza orientou sobre a necessidade do estabelecimento investir em ferramentas que integram o processo de pedido com as plataformas.

“Isso faz com que o pedido apareça diretamente no seu sistema interno e o devido processo de produção se inicie sem muitas delongas”, explica.

O diretor comercial da Genuine Sistemas comenta que é interessante buscar por soluções que permitam ao estabelecimento trabalhar de forma integrada. Dessa maneira, o restaurante poderá ter no mesmo local a gestão do app de pedidos, as informações do administrativo, estoque, atendimento a clientes etc.

Você já tem um app de restaurante para o seu estabelecimento? Em caso negativo, pode ser uma boa ideia começar a pensar nesse investimento! Afinal, essa é uma tecnologia que veio para ficar. 

Continue aprendendo sobre inovação e leia agora o nosso artigo que fala sobre a IoT na cozinha e como a tecnologia pode ajudar na gastronomia.