Durante a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes 2024, diversas iniciativas tornaram as feiras ainda mais sustentáveis do que nos anos anteriores. Com foco nessa temática, a Informa Markets, organizadora dos eventos, demonstrou que é possível apoiar e orientar o setor de food service a se tornar cada vez mais sustentável em todos os aspectos.
“A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes têm um compromisso com o desenvolvimento sustentável do mercado. Reconhecemos a importância de nossa atuação como a maior plataforma de conexão do setor de food service, ajudando pequenos empreendedores por meio da geração de conteúdo, tanto na feira quanto no Food Connection. Este ano, comemoramos 40 anos de história e temos orgulho de ver o quanto impactamos positivamente a vida de milhares de profissionais”, explicou Renata Camargos, Gerente de Marketing e Embaixadora de Sustentabilidade da Fispal Food Service.
Responsabilidade ambiental
Este ano, o programa Better Stands ganhou ainda mais foco reconhecendo os esforços dos expositores e montadoras que buscaram levar estandes mais sustentáveis para as feiras. O objetivo da iniciativa é eliminar a geração de resíduos dos estandes até 2030.
Após uma avaliação criteriosa, os estandes dos expositores foram classificados em um dos três níveis de progresso do Better Stands: Bronze, Prata e Ouro. Apenas seis expositores conquistaram o selo ouro por apresentarem estandes 100% reutilizados, com destaque para Burger no Papo e Remaaq.
“Foi fantástico receber esse reconhecimento, é uma validação de que estamos no caminho certo, fazendo a coisa certa e contribuindo para um mundo mais sustentável”, comentou Rudimar Pacheco, Comercial e Sócio da Reemaq, fabricante de equipamentos para alimentação.
Além disso, para atingir as metas de sustentabilidade, diversas ações foram implementadas, como a redução do material impresso, o uso de lâmpadas LED no pavilhão, instalação de totens interativos para facilitar a navegação dos visitantes e reduzir a impressão de papel, utilização de carpete feito de PET reciclado e disponibilização de um local para o descarte consciente das credenciais que serão reutilizadas nos próximos eventos.
Inclusão social é fundamental
Os 12 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU também foram levados em conta na organização da feira. Por exemplo, o ODS 12, de combate à fome, foi contemplado já no momento da compra do ingresso. O visitante ganhou 50% de desconto no valor da entrada ao doar 1 kg de alimento.
Em 2023, quase 4 toneladas de alimentos foram arrecadadas. A expectativa deste ano é de bater essa meta. Todas essas doações serão encaminhadas para o Quebrada Alimentada, um projeto idealizado pelo Restaurante Mocotó, que distribui alimentos para famílias em vulnerabilidade na Zona Norte de São Paulo.
A feira também manteve pelo segundo ano consecutivo a parceria com o empreendimento social Café Solar, que possui um projeto para resgatar e reintegrar moradores de rua na sociedade. “A Fispal nos cede um espaço aqui na feira e, em troca, doamos 200 pacotes do nosso café, que é de altíssima qualidade, para o projeto Quebrada Alimentada”, explica Samuel Ferreira, fundador, presidente e mestre torrador do Café Solar.
“Somos o café com propósito, o café que transforma vidas, então é muito legal trazer esse projeto aqui para a Fispal e ainda ter a oportunidade de se conectar com outras empresas do mercado. Para o nosso projeto, isso é essencial”, diz Samuel.
A feira ainda se orgulha de apoiar micro e pequenos empresários do setor. Renata Camargo explica: “98% do setor é composto por micro e pequenos empresários, os quais possuem uma taxa de mortalidade muito alta. Por isso, oferecemos uma rica programação de conteúdo para auxiliar essas empresas a encontrar caminhos sustentáveis para o desenvolvimento de seus negócios”.
A Fispal Food Service também apoia o Banco de Talentos da Safrater, um projeto que busca inserir no mercado de trabalho os alunos recém-formados da Padaria Escola Tiãozinho.
A tradicional atração da Fispal Food Service, a Oficina da Pizza, retornou este ano com o nome de Oficina da Pizza por Elas. Destacando o protagonismo feminino, contou com a presença de talentosas pizzaiolas e chefs, destacando a importância das mulheres no setor.
Promovendo bem-estar aos visitantes
O bem-estar dos visitantes foi uma das grandes preocupações da feira durante este ano. O espaço para descanso, por exemplo, foi uma das atrações que agradou ao público. “Fiquei muito feliz quando encontrei esses bancos para descansar, passei o dia inteiro passeando na feira”, conta Ana Maria dos Santos, que veio de Maracaí, no interior de São Paulo, conhecer as novidades do mercado.
Outros benefícios para os visitantes incluem Wi-Fi gratuito, pontos de hidratação espalhados por todo o pavilhão e uma variedade de opções de alimentação, incluindo pratos veganos e vegetarianos, para garantir a melhor experiência possível.
Para chegar e sair do evento, os visitantes contaram com um transfer gratuito que saía do metrô Tietê e ia até o Expo Center Norte, local do evento. Essa iniciativa ajudou a reduzir o número de carros circulando pelas redondezas da feira e deixou a Fispal Food Service ainda mais acessível.
Apoiando a diversidade
Uma das iniciativas destacadas para promover a diversidade é a parceria com o Programa de Atendentes Eficientes (PAE), que promove a contratação de Pessoas com Deficiência (PCD). Esta colaboração não apenas fortalece o compromisso da Fispal com a inclusão, mas também demonstra seu apoio à capacitação e inserção desses profissionais no mercado de trabalho.
Além disso, a feira oferece atrações voltadas para diversos segmentos do food service, garantindo que profissionais de todas as áreas e especialidades encontrem conteúdos relevantes e inspiradores durante o evento.
Esse compromisso com a diversidade também é refletido no grupo de embaixadores da Fispal, composto por indivíduos de diferentes gêneros, raças e idades.
Por fim, Araceli Silveira, EVP de Sustentabilidade da Informa Markets Latam, ressalta: “Estamos muito felizes em promover conscientização e desenvolvimento sustentável em nossas feiras. Queremos ser agentes de transformação no setor de eventos, e acreditamos que essas iniciativas nos aproximam cada vez mais do nosso objetivo”.