Descubra novas soluções anticontaminação para frigoríficos

Ultimamente, os cuidados com a higiene se tornaram bastante intensos em frigoríficos. Porém, historicamente esse setor sempre priorizou a higiene de suas dependências, com muitas soluções anticontaminação para frigoríficos surgindo a ponto de tornar esse ambiente muito mais seguro.

Dessa forma, uma das prioridades de frigoríficos é se adequar à necessidade de seus consumidores, para assim adotar as melhores práticas de higienização de todas suas dependências, utensílios e ferramentas.

Diante desse cenário, veja a importância da higienização e conheça as soluções anticontaminação para frigoríficos que todo empreendimento desse tipo deve adotar, seja durante a pandemia, seja para quando essa crise passar.

Higienização de frigoríficos: Por que priorizar sempre?

Evitar a contaminação em frigoríficos sempre foi considerado um grande desafio para garantir a segurança alimentar das carnes e derivados, caso contrário, os utensílios, superfícies e mãos dos profissionais podem se tornar uma grande fonte de contaminação cruzada e propagação de microrganismos.

No caso de carnes, por exemplo, Giordania Tavares, diretora executiva da Rayflex, explica que os riscos estão em todo o processamento da carne ocorrido em um frigorífico. “Os riscos começam já no processo de abate e envolvem toda a manipulação dos produtos durante o transporte, armazenamento e tratamento em câmaras frigoríficas”, explica.

Assim, para alcançar bons resultados é indicado que diversos procedimentos sejam seguidos, como o correto manuseio e higiene de equipamentos, assim como da câmara frigorífica e caminhões. Também é imprescindível que todos os funcionários usem EPIs de acordo com as exigências.

Mas, diante da pandemia, os riscos se agravaram e o Ministério Público do Trabalho publicou uma série de recomendações que irão guiar as empresas e funcionários na prevenção das contaminações por COVID-19.

Entre as medidas recomendadas, estão:

  • Distanciamento de 1,5 metro entre cada colaborador durante todas as operações e em todos os ambientes, incluindo refeitórios e vestiários;
  • Instituição de protocolos de barreira sanitária na entrada das unidades;
  • Higienização a cada 3 horas de todas as áreas de grande circulação e superfícies com contato recorrente, como portas, equipamentos, utensílios, corrimões etc.

Além disso, para agregar a essas medidas, Giordania Tavares explica que a instalação de portas rápidas se destaca como uma das melhores soluções anticontaminação para frigoríficos, como veremos a seguir.

Soluções anticontaminação para frigoríficos

Muitas podem ser as soluções anticontaminação para frigoríficos, tais como uso de barreiras antibacterianas, o uso de produtos químicos desinfetantes mais eficientes e a constante manutenção e higienização de maquinários e utensílios.

Mas, a diretora executiva da Rayflex acredita que as portas rápidas são as soluções mais eficientes atualmente desenvolvidas para garantir maior higienização dos frigoríficos.

Além da função básica de separar os ambientes internos e externos, auxiliando diretamente no controle de temperatura, as portas rápidas desempenham um papel de barreira sanitária fundamental em locais que exigem alto controle de qualidade, como é o caso dos frigoríficos”.

Equipadas com painel de comando inteligente, Giordania explica que estas portas funcionam de forma autônoma. “Elas podem ser configuradas de acordo com a operação de cada cliente, independente da ação humana para fechá-las”, ressalta.

Ela também explica que esse tipo de porta conta com os mais diversos tipos de acionadores, mas nesse momento de pandemia, o tipo mais requisitado são as botoeiras no touch (sem toque). “O acionamento de abertura da porta ocorre por aproximação, contribuindo para evitar quaisquer tipos de contaminação pelas mãos”.

Em locais com temperaturas congeladas, como áreas de armazenagem de um frigorífico por exemplo, as portas são projetadas com lonas isotérmicas que reduzem a troca de temperatura e condensação nos ambientes. Possuem ainda guias laterais totalmente vedadas que impedem a perda do frio.

Dessa forma, dentre as soluções anticontaminação para frigoríficos, a adoção da porta rápida ainda permite importantes ganhos para o negócio. "A indústria frigorífica terá economia de energia elétrica com menos troca de ar entre os ambientes e menor carga das máquinas de refrigeração. Também são mais rápidas para abrir e fechar, não impactando na produtividade desse tipo de indústria”, complementa Giordania.

Outro diferencial importante deste tipo de porta é que elas possuem as lonas lisas e sem barras metálicas. Isso facilita sua higienização, principalmente para o atual momento em que a limpeza das superfícies deve ser intensificada.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar