A aposta em sabores de sorvetes com ingredientes brasileiros ou amplamente difundidos aqui ganha mais espaço e destaque a cada edição da Fispal Sorvetes. Com a riqueza da flora do país, que oferece uma variedade incrível de frutas, especiarias, raízes e outros elementos, os produtores e comerciantes de sorvete têm explorado essa diversidade para criar sabores e combinações autênticas.

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Como foram as apresentações durante a Fispal Sorvetes?

Durante a edição de 2024, diversos expositores apresentam dezenas de sabores com o objetivo de agradar públicos diferentes, aumentar o número de consumidores e ampliar possibilidades para sorveterias, confeitarias e restaurantes, de forma que o consumo de sorvetes, gelatos e sorbets estejam cada vez mais presentes nos cardápios e rotinas.  

Entre os sabores já conhecidos e utilizados estão: açaí, coco, amendoim; já as novidades ficam com os menos difundidos. Frutas como Caju, Graviola, Acerola, Manga, e atenção especial para Jaboticaba e Cupuaçu, chegam com tudo nas vitrines da feira. Sabores de iguarias como: tapioca, curau de milho, Romeu e Julieta, paçoca, entre outros, se sobressaem também. 

Quais os destaques brasileiros na edição?

Vale ressaltar a busca pelo cacau nacional nos tradicionais preparos de chocolates finos e de alta qualidade. Reconhecido internacionalmente por sua qualidade, o cacau brasileiro possui características únicas de sabor e aroma. Os grãos produzidos no sul da Bahia, por exemplo, alcançam notas excelentes em premiações e selos de qualidade internacionais. 

Entre sementes e especiarias, destaque para o açafrão, o guaraná em pó, a pimenta rosa e o cumaru, essa última, uma semente da região da Amazônia, considerada a ‘baunilha’ brasileira. Com um aroma doce e amadeirado, com notas de baunilha e canela, o cumaru é utilizado para aromatizar sorvetes, chocolates, licores e bebidas no geral, e ganha cada vez mais atenção. 

O crescimento significativo do uso de frutas e ingredientes brasileiros no mercado de sorvete nacional deve-se ao sentimento de valorização da cultura nacional. O reflexo disso pode ser encontrado em nomes de linhas como “Brasileiríssimos”, da Blend, e “Tupinikin”, da MEC3, encontrados na feira.

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Por outro lado, o aumento da procura no mercado internacional por produtos brasileiros é resultado da busca por sabores diferentes e exóticos, elaborados com ingredientes naturais, além da projeção que o maior país da américa do sul alcança. Este cenário oferece oportunidades significativas para empresas do setor que buscam inovação e se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.