5 equipamentos essenciais para a sua sorveteria

equipamentos para sorveteria.png
Confira quais são os equipamentos para sorveteria que não podem faltar no seu estabelecimento.

Embora o mercado de sorvetes tenha sido impactado com a pandemia da Covid-19, o setor segue sendo bem lucrativo. Apesar das restrições impostas pelo novo coronavírus, as vendas do produto seguem altas, principalmente quando se aposta em soluções criativas, como o delivery

Se você pensa em empreender no segmento ou já atua na área e quer dar um up no seu negócio, no entanto, precisa investir em bons equipamentos para sorveteria. É sobre esse assunto que falaremos neste artigo. Confira!

5 equipamentos para sorveteria que não podem faltar no seu negócio

Para entendermos sobre quais são os equipamentos para sorveteria que não podem faltar em um negócio do segmento, conversamos com Fabricio Martin, que é sócio das sorveterias TuttiNutti e NuvNuv, além de ser idealizador do projeto @VendaSorvete.

Martin explica que as sorveterias tradicionais brasileiras, que somos acostumados a frequentar desde criança, costumam ter equipamentos de produção, armazenamento e venda. Veja quais são eles!

1. Equipamentos para as etapas iniciais

Esse conjunto de equipamentos para sorveteria é formado por itens como liquidificador, mixer, balança e termômetro. Eles são necessários para iniciar o processo de preparo dos sorvetes. “Confiar apenas no olho ou em medidas por xícaras, pode significar jogar dinheiro fora e perder em qualidade do produto”, diz Martin.

2. Máquina produtora com torre de resfriamento e pasteurizador

De acordo com o sorveteiro, para produzir bons sorvetes é necessário ter uma máquina produtora e uma torre de resfriamento.

Martin explica que, como é necessário pasteurizar a calda que vai virar sorvete, também é preciso contar com um pasteurizador, que faz parte desse conjunto.

3. Tina de maturação

Para que o sorvete possa ter uma textura mais macia, alguns sorveteiros gostam de usar uma tina de maturação. “A tina de maturação tem o estilo de um tonel de inox, usado para a calda descansar”, explica.

4. Freezer

Depois de feito, o sorvete precisa ser armazenado. Para isso, é importante contar com os freezers. Nas palavras de Martin: “Aí entram em cena os conhecidos freezers de tampa cega. Algumas cozinhas também  são equipadas com um ultracongelador, que como o nome já diz, atinge temperaturas extremamente baixas. Dessa forma, sem dúvidas, a logística do produto é facilitada”.

5. Equipamentos para venda e expositores

Finalmente, o empresário precisa investir em expositores e equipamentos para sorveteria voltados para a venda do produto ao consumidor. Isso pode variar de acordo com o tipo do negócio.

Martin explica: “Em grande parte do Brasil o sorvete é exposto em potes ou caixas dentro de freezers horizontais e com tampa de vidro. Porém, já observamos o aumento do uso de vitrines com o sorvete exposto em cubas de inox, estilo gelateria italiana”.

Dicas importantes para considerar na hora de escolher os equipamentos

Ao comprar equipamentos para sorveteria, independentemente de serem novos ou usados, é importante ficar atento a alguns detalhes. Fabricio Martin enumera:

1: Verifique se outras sorveterias já trabalham com a marca;

2: Pesquise sobre assistência técnica para os equipamentos em sua região de atuação;

3: Veja se os equipamentos para sorveteria que deseja comprar atendem a sua demanda de produção de forma eficiente.

Extra: orientações para adaptar a sorveteria em tempos de pandemia

A pandemia da Covid-19 ainda é uma realidade, apesar de a vacinação já ter iniciado no Brasil. Muitas localidades ainda estão com restrições e é preciso se adaptar para continuar vendendo, sem oferecer riscos aos clientes.

Sobre os equipamentos para sorveteria necessários para enquanto durar a pandemia, Martin orienta a compra de luvas descartáveis, para que os clientes possam se servir nos buffets. Além disso, os atendentes devem estar sempre com máscara de proteção e o álcool em gel 70% deve estar à disposição para todos.

Para o sorveteiro, também é interessante adotar outras medidas de atendimento nesse período, como o take away. Nesse caso, o cliente escolhe o sorvete e leva para casa, sem consumir no local.

Pronto para escolher os melhores equipamentos para sorveteria? Que tal continuar aprendendo sobre gestão desse tipo de estabelecimento e ler o nosso artigo que apresenta a legislação para quem trabalha com sorvetes? Ele traz informações bem interessantes para os empresários da área.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar