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Inovações no segmento de frios: sabor, qualidade e praticidade

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Saiba quais são as exigências do consumidor moderno e como o segmento de frios está inovando para atender os anseios desse público.

O segmento de frios fatiados brasileiro é muito grande e altamente promissor, indicando o potencial de um setor que movimenta cerca de R$ 8 bilhões todo ano. Exatamente por isso, o setor vem criando e desenvolvendo muitas inovações baseadas nos desejos de consumidores.

Marcas nacionais como Seara, Sadia, Perdigão e muitas outras investem cada dia mais em inovações que prometem oferecer produtos mais frescos e práticos, além de saborosos e que atendam toda a conveniência exigida pelo estilo de vida de muitos consumidores.

Por isso, vale conhecer quais são as principais inovações no segmento de frios amplamente pesquisadas por companhias nacionais e o que elas devem considerar para atender todos os novos desejos e anseios de consumidores.

A exigência do consumidor mudou e o segmento de frios precisa inovar

A cadeia produtiva de frios têm se deparado com muitos desafios, que envolvem o aperfeiçoamento e monitoramento contínuo dos seus produtos e processos, incluindo requisitos normativos, padrões estabelecidos pelo mercado e principalmente as exigências dos consumidores, sempre com o objetivo de produzir e comercializar alimentos seguros e que atendam cada uma de suas necessidades.

Dessa forma, Marcelo Suárez, diretor de marketing das marcas BRF, explica que as pessoas têm buscado cada vez mais praticidade no preparo de suas refeições:

“Com as diferentes opções desses alimentos, saborosos e versáteis, os consumidores buscam aumentar a composição de pratos ou lanches. Também constatamos que há um aumento no consumo de frios”.

Segundo Suárez, a busca pela qualidade e variedade fazem parte de uma tendência de consumo. Ele ressalta que a BRF exerce a prática de escutar ativamente seus consumidores para oferecer as melhores opções de alimentos.

“A marca Perdigão, ao ampliar o portfólio, garantiu variedade aos consumidores e assegurou a liderança absoluta na categoria de mortadelas, segundo levantamento feito pela Nielsen”, diz ele. Com isso a Perdigão, no ano de 2020, atingiu 41,6% de market share de valor na categoria.

Principais exigências de consumidores no segmento de frios

No segmento de frios, muitas vem sendo as inovações desenvolvidas para atender às exigências do mercado. Segundo Marcelo Suárez, as principais inovações estão relacionadas à variedade de sabor e qualidade, mas com maior praticidade, alinhada à conveniência e à segurança alimentar dos produtos.

“Os consumidores querem encontrar na embalagem dos alimentos as informações nutricionais de maneira prática. Baseado nisso, no início de 2021, a Sadia já trouxe às gôndolas inovações na categoria de frios, com a atualização do presunto e mortadela da linha Soltíssimo”.

O diretor de marketing das marcas BRF complementa: “Nossa marca ouviu os consumidores e agora passa a oferecer os produtos da linha em fatias mais finas e nova embalagem, que, além da mudança da identidade visual, traz uma disposição escalonada das fatias, para uma melhor visualização do produto e para que as fatias fiquem mais soltinhas, melhorando a experiência de consumo”.

Outro diferencial do segmento é a tecnologia “abre e fecha”, criada para facilitar a conservação dos frios na embalagem original por mais tempo, trazendo assim mais conveniência ao consumidor. As embalagens são, inclusive, os locais onde a inovação se faz cada dia mais presente no segmento de frios.

Futuro do segmento de frios: maior comprometimento com a inovação

Assim como outros segmentos destinados à alimentação, o segmento de frios também tende a apresentar ainda mais inovação e evolução, sempre considerando a praticidade, comodidade e segurança alimentar.

A BRF, por exemplo, tem um plano robusto, que foi apresentado no final do ano passado, chamado de Visão 2030.

“Esse plano visa impulsionar o crescimento constante e tem como princípio fazer com que a Companhia ofereça, cada vez mais, alimentos de alto valor agregado. O segmento dos frios fatiados embalados é o melhor exemplo disso, pois por meio de inovações queremos levar praticidade e segurança alimentar para nossos consumidores”, explica Suárez.

A companhia segue atenta às constantes tendências e demandas para atender diversos perfis de consumidores que procuram por praticidade, comodidade e qualidade em todas as categorias de produtos que oferece, incluindo o vasto portfólio de frios.

A empresa está também comprometida com a inovação diariamente, pois faz parte de seu DNA. Só no ano passado, foram lançados 139 SKUs e 100% deles são de alto valor agregado.

“Na categoria de frios, os consumidores passaram a contar com 11 novos produtos, entre eles os frios fatiados e, ao longo de 2021, tanto Sadia como Perdigão trarão novidades às prateleiras para atender aos diferentes perfis de consumidores”, finaliza o diretor de marketing das marcas BRF.

Gostou deste conteúdo? Então, leia também nosso artigo sobre as inovações que ajudam a otimizar a indústria frigorífica.

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