A tecnologia já é uma realidade em vários setores da economia, e tem ganhado tração também no setor alimentício. Cada vez mais, industriais, chefes e empresários do setor de alimentação com destaque para o food service, contam com o auxílio de softwares e equipamentos inteligentes em suas cozinhas profissionais.
A pesquisa Fispal Food Digital, realizada pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes em parceria com a EJFGV (agência Jr. da FGV), revelou os principais objetivos do uso da tecnologia dentro do estabelecimento: gestão e controle (30%), otimização para operações (22%) e divulgação do estabelecimento (18%).
Já o principal fator levado em conta no momento de aquisição de um recurso tecnológico é o benefício trazido ao estabelecimento (53%), seguido por necessidade do recurso (19%) e praticidade (16%).
O estudo revelou ainda que os recursos tecnológicos mais utilizados pelos restaurantes são mídias sociais, métodos de pagamentos, aplicativos de entrega e cardápio por QR Code, além dos sistemas de controle de estoque e processos internos, equipamentos de cozinha, rastreamento de dados e wi-fi social com cadastro do cliente.
Mas para investir em tecnologia é importante que a empresa entenda o que há de mais útil no mercado para suas necessidades, já que os itens disponíveis podem ser caros e talvez o comércio precise escolher onde concentrar esforços. Diante disso, vale a pena se debruçar sobre as novidades no mercado para entender como utilizar alguns dos itens mencionados acima.
Baixe gratuitamente o ebook e conheça algumas das inovações de maior destaque no mercado.