“A despeito de a atividade agropecuária ser privada, ela é um patrimônio público do povo brasileiro”, afirmou o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária, Rodrigo Nazareno, durante palestra na Tecnocarne 2023.
A fala dele está baseada em números. Aproximadamente 25% do PIB e 20% dos empregos gerados pelo mercado brasileiro advém da atividade agropecuária, enquanto quase 48% da pauta de exportações está relacionada ao setor.
“Se você pegar PIB, exportação e emprego, isso resume o bem-estar social”, diz o especialista para destacar o papel do setor agropecuário na qualidade de vida, não só de quem vive dessa atividade, mas do brasileiro como um todo.
Por isso, a defesa dessa atividade é tão importante, dentro das áreas de cultivo – ou seja, nas fazendas – ou nos espaços de pesquisa e desenvolvimento – laboratórios, dentre outros espaços onde trabalham os profissionais do setor.
Em se tratando de qualidade e saudabilidade dos produtos agropecuários, é cada vez mais urgente o domínio de toda a cadeia para evitar práticas insalubres, destrutivas e não-sanitárias, de forma que o país siga sendo referência no setor.
Com base nisso, este ebook reúne as informações trazidas por autoridades do setor durante a Arena de Conteúdo Tecnocarne 2023, que explicam como acontece hoje os processos de inspeção para a cadeia alimentícia como um todo, e para a de carne em particular, que requer cuidados ainda maiores.
Para tanto, autoridades e técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), explicam a importância da inspeção e como as próprias empresas e produtores estão ganhando autonomia e responsabilidade no aprimoramento das técnicas de controle de qualidade. Baixe gratuitamente o ebook e entenda o que é o autocontrole e a inspeção baseada em risco.