Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Em seu primeiro dia, Fi South America 2022 marca o reencontro do setor de ingredientes

Article-Em seu primeiro dia, Fi South America 2022 marca o reencontro do setor de ingredientes

Em seu primeiro dia, Fi South America 2022 marca o reencontro do setor de ingredientes.png
Maior plataforma de conexão entre fornecedores de ingredientes e a indústria de alimentos e bebidas inicia sua 24ª edição. Evento segue até quinta, 11, no São Paulo Expo.

O primeiro dia da FiSA 2022 teve corredores movimentados no pavilhão do São Paulo Expo, nesta terça-feira, 9. O espaço reúne mais de cem empresas, que representam cerca de 700 marcas de ingredientes e aproveitam a ocasião para mostrar novidades ao público.

A Ajinomoto, por exemplo, apresenta na feira as novidades Salt Answer™M e AjiSweet™RA. O primeiro, é um condimento desenvolvido com ingredientes de alta qualidade para realçar o gosto salgado e o Kokumi em produtos com redução de sódio. Promove um sabor mais complexo e é indicado para produtos cárneos processados, pratos prontos, snacks, sopas, caldos, molhos e produtos à base de plantas. Já o AjiSweet™RA é um edulcorante natural à base de stevia de alta pureza, 100% composta por rebaudiosídeo A, um glicosídeo de esteviol que proporciona o impacto de sabor com redução de residuais indesejáveis e com dulçor cerca de 300 a 400 vezes maior que o do açúcar. Pode ser aplicado em refrigerantes, produtos plant-based, iogurtes, gomas de mascar, cereais e barras energéticas, vitaminas e suplementos. É um produto obtido naturalmente, desde o cultivo das plantas até a extração e purificação.

Como não poderia deixar de ser, a exposição da FiSA 2022 mantém atrações consagradas de edições anteriores. Uma delas é o Innovation Tour, em que os convidados realizam uma visita guiada à feira e têm acesso privilegiado às principais inovações da edição.

O tour é organizado pela BHB Food e Equilibrium, que presta consultoria à indústria de alimentos, bebidas e suplementos. “Nós relacionamos as tendências de mercado com os produtos exibidos na FiSA, aproximamos a teoria da prática”, afirma Carolina Godoy, head de transformação digital da empresa. A cada tour, até dez marcas expositoras são referenciadas. Confira algumas das tendências identificadas pela Equilibrium e destacadas ao longo das visitas:

  • Contexto para o consumidor: O emagrecimento e a busca pela perda de peso não devem ocorrer mais a qualquer custo. Segundo Carolina, as pessoas estão aceitando mais o próprio corpo e priorizando o bem-estar, o que impacta, claro, os produtos elaborados e oferecidos.
  • Categorias e ingredientes: A biologia, tal qual a tecnologia, pode agregar muito à indústria de alimentos. A bola da vez é a sinergia dos ingredientes. Juntas, cúrcuma e piperina, por exemplo, potencializam efeitos no organismo, trazendo diversos benefícios.
  • 360º da saúde: O foco está na saúde mental e emocional. Empresas têm investido em produtos com triptofano ou melatonina, que provocam boas sensações ou ajudam a dormir. Também podem associar seus produtos e serviços para um resultado melhor.
  • Dieta planetária: Se já não é novidade falar em redução de sódio ou açúcar, agora os impactos do produto sobre o meio ambiente entraram na agenda. A saúde do planeta é vista como tão importante quanto a saúde dos humanos. “Sustentabilidade é a nova saudabilidade”, diz Carolina.

Uma experiência sensorial no Lounge Choco & Coffee

Novidade desta edição da Food ingredients South America, o Lounge Choco & Coffee by Prova atrai pelo aroma. No estande, os visitantes podem degustar cafés com caldas e chantilis saborizados, preparados na hora por baristas, bem como biscoitos e chocolates sofisticados.

O espaço é capitaneado pela Prova, empresa francesa líder na produção de extratos e aromas doces. Com 75 anos de mercado, ela atua no Brasil há dez – antes via distribuidores e agora com uma operação própria. “Esta é a nossa primeira feira no País e escolhemos a FiSA para a nossa estreia”, disse Tatiana Maricato, general manager da companhia. O objetivo é fortalecer o relacionamento com clientes antigos e prospectar novos, além de reforçar a divulgação da marca.

A Prova fornece extratos e aromas para produtos como chocolates, biscoitos, lácteos e até suplementos. Com grande presença na Europa e nos Estados Unidos, ela adaptou suas ofertas ao gosto brasileiro. “Através de um programa que chamamos de Roots of Taste (Raízes do Sabor), nossos profissionais viajam o mundo degustando doces típicos para, em seguida, colaborar na elaboração do aroma. No caso brasileiro, por exemplo, o brigadeiro não poderia faltar”, detalha Tatiana.

Profissionais satisfeitos com a volta do presencial

“Vim à FiSA para conhecer os produtos e verificar as novidades de mercado. Quero ficar a par das tendências e inovações. Este é só primeiro dia, portanto pretendo voltar tanto amanhã como quinta”, afirmou o visitante Celio Simão, supervisor de operações do Grupo ABC, da Grande São Paulo.

“Registramos, até o momento, um credenciamento de visitantes 40% superior ao da edição de 2019, e a tendência é que o número seja ainda mais positivo ao final do evento, uma vez que as inscrições online seguem abertas”, acredita Diane Coelho, Gerente de Negócios da FiSA.

“O ótimo volume de público deixa claro como havia, entre os profissionais da indústria de alimentos e bebidas, um anseio represado de poder voltar a desfrutar das atrações presenciais da nossa plataforma. As experiências envolvendo ingredientes são sempre muito sensoriais, sinestésicas, e necessitam de plataformas físicas. É gratificante poder voltar a oferecer essa oportunidade”, complementa Diane.

Transmissões online

Quem não puder comparecer ao pavilhão São Paulo Expo, terá a oportunidade de acompanhar alguns takes da FiSA por meio da plataforma digital FiSA Xperience. Além de assistir às transmissões na plataforma, o público pode também entrar em contato com os expositores e conferir os conteúdos do Warm Up, evento digital de aquecimento da feira híbrida.

 

Fisa_Credenciamento_Banner FC_728x90.png

Serviço:

Food ingredients South America 2022

Data e local do evento físico: 09 a 11 de agosto, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo, SP)

Horário de visitação: 13h às 20h.

Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar