Dióxido de titânio: conheça algumas soluções para substituí-lo na indústria alimentícia

O mundo da ciência e indústria seguem discutindo os reais efeitos do dióxido de titânio na saúde das pessoas. Saiba mais sobre a substância e veja algumas soluções de substituições.

O que é dióxido de titânio?

Trata-se de um mineral natural cujo corante branco é produzido sinteticamente. Sua principal função é tornar sorvetes e produtos de confeitaria visualmente mais atraentes.

Por que substituir o TiO2?

Revisões sobre o uso do aditivo nos alimentos ainda estão sendo realizadas. No entanto, ela é relacionada à possibilidade de câncer.

Amido de arroz como alternativa

O amido de arroz pode ser um bom substituto do TiO2 nos alimentos. O ingrediente proporciona um acabamento branco, brilhante e estável nas coberturas e balas.

Roha - Niveous

A empresa tem apostado no Niveous, uma solução feita à base de amido e carbonato de cálcio que oferecem efeitos de clareamento e opacidade nos produtos de confeitaria e bebidas.

Döhler – White Diamond

A aposta da empresa alemã é o White Diamond, uma solução que permite o aporte de cálcio em determinadas dosagens ou em combinação com outras fontes de cálcio.

Uso no Brasil

Atualmente, sua aplicação como aditivo alimentar é regulamentada pela Anvisa. Mas isso pode mudar, tendo em vista a preferência dos consumidores por produtos com “rótulos limpos”.

Leia mais agora!

Espaço kids em restaurantes: saiba como montar o seu

Read Next