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WhatsApp para restaurante: benefícios e como utilizar

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Uma coisa é fato, o uso das redes sociais e das plataformas digitais em tempos de pandemia e distanciamento social cresceram de forma significativa no Brasil e no mundo. Em meio a tempos difíceis para micro e pequenos empreendedores, observar as tendências de mercado é a melhor forma de superar a crise e adaptar a maneira de atender e servir os clientes para manter o negócio lucrativo – como exemplo, podemos destacar o uso do WhatsApp para restaurante.

De acordo com uma pesquisa feita pela Decode, empresa de big data analytics e inteligência de mercado, que abordou o tema Whatsapp e a transformação digital do empreendedorismo no Brasil, o uso do aplicativo teve um crescimento de 97% no Brasil durante a pandemia. Além disso, os dados mostram que os impactos positivos são ainda mais significativos para os micro e pequenos negócios.

Por ser uma ferramenta gratuita e ter configurações especiais para negócios, o WhatsApp para restaurante pode trazer vantagens como redução de custos, aumento do alcance de público e melhora no relacionamento com os clientes. No entanto, mesmo diante dos benefícios, muitos empreendedores do ramo de food service ainda não estão usufruindo da plataforma.

Se você faz parte das pessoas que desejam aproveitar todas as vantagens que a transformação digital podem trazer para o seu negócio, este artigo é especialmente para você. Continue a leitura e confira como usar o WhatsApp para restaurante para otimizar suas vendas e seus serviços!

Transformação digital e efeitos do WhatsApp no Brasil

O estudo realizado pela Decode avaliou o comportamento dos empreendedores brasileiros em relação à transformação digital no país. Segundo os dados, além do aumento de 97% do uso do WhatsApp durante a pandemia, cerca de 71% dos consumidores atendidos por negócios que utilizam o WhatsApp business relataram uma experiência positiva.

Essas informações nos mostram que o mercado consumidor está aberto para as inovações tecnológicas até mesmo no modo em que pedem e compram seus alimentos. A praticidade de se comunicar de maneira instantânea e gratuita com os restaurantes estimula os consumidores a darem preferência para estabelecimentos que ofereçam essas facilidades.

O aplicativo tem ganhado destaque no Brasil, seja para comunicação e interação social, compras ou até mesmo para agilizar reuniões em tempos de distanciamento social. A pesquisa feita pela Decode destacou alguns fatos significativos:

  • Em julho de 2020, o WhatsApp Web teve mais de 1,4 bilhões de acessos no Brasil;

  • O WhatsApp Business, plataforma direcionada micro e pequenas empresas, teve em torno de 12 milhões de downloads entre janeiro e julho de 2020 e movimenta cerca de 4,7 milhões de usuários mensais ativos no Brasil;

  • Menos de 30% das menções a micro e pequenos negócios relataram problemas no atendimento via WhatsApp.

Por ser um serviço gratuito, a plataforma conseguiu alcançar um alcance de 65% de toda a população brasileira, sendo a principal ferramenta de comunicação instantânea atualmente. Esses dados são uma estratégia e tanto para quem trabalha no setor de food service, pois há a possibilidade de expandir o atendimento e conquistar um público novo e maior.

Além do alcance, o WhatsApp para restaurante também é uma excelente estratégia para fidelizar os clientes. Ao salvar os contatos que tiveram interesse ou fizeram pedidos pela plataforma, é possível construir uma rede de clientes e enviar mensagens sobre novidades, promoções e datas especiais.

De acordo com o responsável pelo estudo da Decode, Lucas Fontelles, os "micro e pequenos empreendedores estão sendo mais bem sucedidos do que os grandes nessa transformação, porque simulam a experiência de compra em uma loja física".

WhatsApp para o food service

Os benefícios do WhatsApp business se estendem para diversos setores e segmentos econômicos, especialmente entre micro e pequenos negócios. No cenário do food service, Lucas Fontelles ressalta que toda a cadeia pode usufruir das vantagens do uso da plataforma.

A possibilidade de personalizar o atendimento e o suporte aos clientes através do WhatsApp para restaurante cria condições favoráveis tanto para os consumidores quanto para o empreendedor. "O contato mais próximo pode ajudar a prever a demanda de insumos com maior precisão, criando ofertas especiais vinculadas aos alimentos da época ou viabilizar logística para segmentos específicos, como serviços de entrega de doces e bolos para clientes com dietas e necessidades especiais, por exemplo" pontua Fontelles.

Função business

O WhatsApp business é uma versão criada especialmente para atender empreendedores e negócios, com funções específicas que vão além da versão messenger. Ao instalar essa versão no dispositivo móvel, o empreendedor pode criar um perfil personalizado, com nome, logo, informações sobre o negócio, fotos e vídeos.

Para restaurantes e demais estabelecimentos food service, essa funcionalidade é ideal para fixar cardápios, valores e outras especificações que são interessantes para os clientes. Fixar fotos dos pratos, porções e alimentos também é uma estratégia interessante e que facilita a vida do consumidor.

O gerenciamento dos pedidos delivery e das reservas locais também são beneficiados através do uso do whatsapp para restaurante. Afinal, tudo estará anotado e registrado de maneira digital, facilitando a gestão e evitando erros que são comuns ao anotar pedidos de maneira manual.

A plataforma permite que o empreendedor confira e controle quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas. Além disso, também é possível programar mensagens automáticas, seja para recepcionar o contato ou dar informações básicas sobre dias e horários de atendimento.

O fato de ser gratuito faz com que essa ferramenta seja mais vantajosa do que outros aplicativos de delivery que cobram mensalidades e taxas. Mas atenção, na função business do Brasil ainda não há a opção de pagamento pelo app, sendo necessário adicionar outras formas de pagamento convencionais ao serviço.

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