Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Salmão: tendências e desafios para o food service

Article-Salmão: tendências e desafios para o food service

Salmão tendências e desafios para o food service.png
Palestra na Arena Gestão do Saber, na Fispal Food Service, abordou sustentabilidade, aumento do consumo e do preço

O salmão foi o prato principal da palestra de Felipe Katata, CEO da Cermaq Brasil, empresa líder mundial na produção do pescado, na Arena Gestão e Saber, durante a Fispal Food Service. O especialista contou duas notícias boas e uma ruim para o público presente no painel Salmão no Brasil - mercado, tendência e futuro

A tendência positiva aponta que o cultivo sustentável de salmão é um pilar para o sucesso do setor. "Na salmonicultura, sustentabilidade tem uma relação direta com resultado, porque o peixe estressado desenvolve várias doenças. Se nós não agirmos corretamente e tratarmos o salmão de maneira adequada e prezando para que ele seja saudável, quem mais sofre é o setor, nossa operação", afirma Katata.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Chile, apenas no primeiro semestre de 2023, a commodity ultrapassou R$ 3 bilhões (cerca de 622 milhões de dólares) em vendas do Chile para o Brasil.

O executivo ressaltou a importância de um método de abate stress free para evitar que a qualidade da carne seja prejudicada. Esse processo prevê que o peixe entre na planta industrial por uma câmara escura para que não veja humanos e um abate em fração de segundos para que não haja tempo para o músculo receber um sinal de nervosismo. 

Para garantir os padrões de qualidade, é possível monitorar a concentração de ácido lático na musculatura do salmão - um alto índice da substância indicaria que a carne estaria mais rígida.

Outra informação animadora que compõe esse cenário é o crescimento constante do consumo dessa proteína. No entanto, o setor precisa ficar alerta para a sensível balança que equilibra a oferta e a demanda, resultando em uma perspectiva de aumento de preços. 

Segundo o CEO da Cermaq Brasil, o consumo de salmão teve um incremento de cerca de 6% nos últimos cinco anos, enquanto a produção mundial se tornou apenas 2% maior. "Se continuarmos nesse ritmo, a tendência é que o salmão fique cada vez mais caro", conclui.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar