Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Arquitetura e sustentabilidade: lado a lado no food service

Arquitetura e sustentabilidade lado a lado no food service.png
Um projeto arquitetônico com foco na sustentabilidade é essencial para o bom funcionamento de um negócio.

A consciência ambiental deve estar no topo da lista de prioridades dos estabelecimentos ligados ao food service. É preciso encontrar alternativas sustentáveis para utilizar os recursos naturais do planeta, sem degradar o meio ambiente. Assim, um projeto arquitetônico com foco na sustentabilidade é essencial para o bom funcionamento de um negócio.

Afinal, trata-se de um segmento que consome muita energia, água, insumos, gera resíduos e emite gases poluentes para a atmosfera.

“Mais do que pensar nos acabamentos, os projetos envolvem a produção e a cozinha. O restaurante é um lugar que gera muito lixo e muita poluição”, afirma a arquiteta Claudia Novaes, do escritório Cndois Arquitetura, especializado em projetos no ramo da gastronomia. 

Confira a seguir as dicas da especialista para tornar seu estabelecimento mais sustentável.  

Equipamentos

Opte por equipamentos de alto desempenho e baixo consumo energético. Hoje, o mercado oferece inúmeras alternativas para reduzir os impactos no meio ambiente. É o caso de um forno combinado, por exemplo.

“De uns anos para cá, os equipamentos estão mais eficientes do ponto de vista do consumo de energia”, comenta a arquiteta do escritório Cndois Arquitetura. Em seus projetos, Claudia costuma sugerir a instalação de equipamentos como a caixa de gordura externa, que é responsável por tratar a água suja antes de ir para a rede de esgoto, além de coifa com filtros, para reduzir as emissões de poluentes na atmosfera.

Embora o investimento inicial seja mais alto, a economia compensa e o meio ambiente agradece.

Iluminação

Existem ações sustentáveis mais simples, que podem ser incorporadas a qualquer tipo de negócio. A começar pelas lâmpadas de led, que substituíram as halógenas e tem um consumo bem menor de energia.

O uso de luz natural é outro aspecto que é amplamente explorado nos projetos arquitetônicos de bares e restaurantes. O uso de janelas amplas e áreas abertas fazem com que a luz elétrica só se faça necessária no período noturno. Porém, essas ações não cabem em todos os tipos de projetos. “Bares precisam ser ambientes mais fechados, principalmente por conta do barulho”, explica Claudia.

Captação de água da chuva

A captação da água da chuva também é um caminho para economizar em recursos naturais. A instalação é simples e essa água pode ser utilizada para limpeza do chão, por exemplo.

“Dependendo da estrutura do local, também é possível instalar um sistema de captação de água da chuva no telhado. Trata-se de algo muito simples e a água pode ser usada para lavagem do piso ou para regar as plantas”, afirma Claudia. 

Comece pela obra

Quando possível, reduza os entulhos da obra. Utilize os revestimentos que já fazem parte do espaço, como tijolos aparentes. O mercado de revestimentos ainda oferece opções modernas e sustentáveis. 

Apostar em móveis de garimpo também é uma boa dica para pequenos negócios. Quando o projeto arquitetônico permitir, busque mobiliário em lojas de móveis usados. Esse garimpo pode resultar em móveis de boa qualidade, que podem ser restaurados ou ressignificados.  

A partir de algumas ações, o seu negócio pode se tornar mais sustentável sob vários aspectos. Para saber mais sobre ESG, como aplicar no seu negócio e conhecer cases de sucesso, baixe gratuitamente o Guia para um estabelecimento sustentável.

FFS_Credenciamento.png

LEIA MAIS

Guia para um estabelecimento sustentável

Sustentabilidade dos estabelecimentos é decisiva na avaliação do público

Biodigestor transforma lixo orgânico em gás de cozinha e fertilizante

Pirarucu de manejo sustentável ganha destaque nos restaurantes

Alternativas buscam reduzir o uso de lenha nas pizzarias

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar