Já falamos de algumas ferramentas para organizar a rotina de um líder do food service. Agora quero falar um pouco mais da nossa rotina, do dia a dia de quem comanda nossos restaurantes, cafeterias e lanchonetes, por esse Brasil e mundão afora.
Eu pergunto: quem é líder do setor e tem uma rotina organizada e pautada em alguns aspectos que já falamos em artigos anteriores?
Sim, precisamos de uma rotina, de uma agenda de uma organização básica de nossas tarefas. Nosso setor fala muito em processos, mas poucos de fato conseguem implantar ou mesmo seguir. Afirmo que quando eles estão bem estabelecidos (escritos em manuais) e implantados, a nossa rotina de líder melhora absurdamente.
Por que afirmo isso? Porque hoje atuo como consultora, mas nos praticamente 20 anos atuando como líder, até aprender sobre processos, eu tinha uma rotina bagunçada, me sentia improdutiva mesmo trabalhando 12h a 15h diárias. Quem nunca se sentiu assim?
Quando busquei ajuda, organizei as minhas tarefas por dia e horário, cuidei dos times para também fazerem o mesmo, eu comecei a enxergar melhor os resultados e consequentemente me sentir mais pertencente e feliz.
Falo bastante em pertencimento em meus treinamentos. Cada dia mais queremos fazer parte e pertencer a cultura do local onde trabalhamos e passamos muitas horas de nossos dias.
Para isso de fato acontecer, é preciso criar uma rotina saudável. Escreva por uma semana suas principais tarefas (não estou falando aqui dos imprevistos ou “incêndios” que temos que resolver diariamente).
Estou falando das atividades diárias que preciso realizar, como conferência do funcionamento dos equipamentos, recebimento de todos os insumos, se a equipe está completa ou precisando de reforço, abertura e/ou fechamento de loja, análise de relatórios, metas de vendas, reservas, promoções e muitas coisas mais. Escreva em horários de acordo com sua carga horária, como um “planner” mesmo.
Para mim, ajudou muito a organizar o que eu fazia, desde a hora que eu chegava até a hora que ia embora, com a folga semanal contemplada. Depois de tudo organizado, você consegue delegar e, de fato, gerenciar uma empresa de sucesso.
Pensem nisso.
*Por Carol Bortoleto, da Curry Soluções.
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