Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Embalagens Conectadas: Solução para toda a cadeia

embalagem conectada.jpg
Profissionais de marketing apontam o futuro das embalagens

Durante a FispalTEC Digital Week, tive a oportunidade de mediar um webinar com lideranças de marketing da indústria de alimentos e bebidas para discutir o potencial das Embalagens Conectadas e como elas estão trazendo novas funcionalidades para toda a cadeia de alimentos e bebidas.

Estiveram no debate Vivian Leite, diretora de marketing da TetraPak Brasil, Arianna Schreiber, gerente de marketing da Prodiet, Marcelo Nascimento, gerente de marketing do Laticínio Canto de Minas e Rodrigo Valério, gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Aurora.

Alguns pontos foram consenso entre os participantes. O principal deles foi a estratégia "Always On", que considera a embalagem como plataforma multimídia permanente. Ou seja, de agora em diante, as marcas passam a considerar a embalagem como peça-chave de comunicação, o que demanda um trabalho constante de atualização de conteúdos digitais na embalagem.

Na ocasião, os participantes compartilharam resultados práticos de suas ações de Realidade Aumentada aplicadas nas embalagens de seus produtos. Marcelo Nascimento, responsável pelo lançamento do primeiro iogurte do Brasil com Realidade Aumentada na embalagem, destacou o crescimento expressivo de vendas do produto. "Vendemos oito vezes mais do que o planejamento inicial", comemorou o executivo de marketing, já projetando novos lançamentos com a tecnologia.

Vivian Leite, diretora de marketing da TetraPak, destacou as iniciativas da companhia no uso de novas tecnologias para embalagem, com destaque para o case da Prodiet, que trouxe uma experiência inédita na categoria, utilizando o aplicativo Zappar para guiar a experiência de uso do seu produto.

"A embalagem é a forma de tangibilizar a marca lá na ponta, na casa do consumidor e escutá-lo diretamente, sem esse intermédio de qualquer outro stakeholder. A nossa embalagem solucionou isso de uma forma muito bacana", afirmou Arianna Schreiber, gerente de marketing da Prodiet.

Rodrigo Valério, responsável pelo marketing da maior cooperativa vinícola do Brasil, trouxe dados sobre a tecnologia 5G e reforçou que o uso da tecnologia na embalagem é um caminho sem volta e que as marcas não podem ter medo de inovar, pois o risco de serem ultrapassadas é altíssimo.

"As embalagens estarão tão conectadas que qualquer informação será rapidamente difundida. O 5G já é uma realidade em alguns lugares e a velocidade chega a arrepiar. Vai ser uma revolução muito grande!", reforça Rodrigo Valério.

O que ficou evidente no encontro é a urgente necessidade de uso da tecnologia para conversar e facilitar a vida dos consumidores, além de soluções que permeiam toda a cadeia. Dentro desse contexto, a Vivian compartilhou projetos e iniciativas da TetraPak no âmbito da sustentabilidade e rastreabilidade. Na mesma linha, Marcelo  Nascimento disse que a tecnologia ajudou a abrir portas no canal varejista, pois facilitou o cadastramento dos novos produtos.

De fato, a Embalagem Conectada é uma demanda do mercado, pois traduz uma necessidade de consumidor. Nada como ouvir profissionais que são referências para ver como a tecnologia tem trazido valor para o negócio e, principalmente, para as pessoas.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar