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5 boas dicas para seu restaurante não quebrar

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Como ajudar os restaurantes a enxergarem um pouco mais a fundo dentro do caos que o dia-a-dia de um food service pode se tornar? Veja conselhos neste artigo!

Eu venho sempre me perguntando como ajudar os restaurantes a enxergarem um pouco mais a fundo dentro do caos que o dia-a-dia de um food service pode se tornar.

Nas minhas andanças, acabo pinçando alguns pontos importantes, que muitos ignoram, ou acham que são “pontos menores” que acabam não atrapalhando.

Mas quando falamos de “ralo”, não interessa o tamanho, de gota em gota, o prejuízo é enorme. E, em nosso negócio de food, centavos contam. E muito!

Para isto, trouxe uma reflexão em 5 pontos, que podem parecer óbvios à primeira vista, mas sem sombra de dúvidas, se você não parar para respirar e se atentar, eles vão ficar pingando, pingando e pingando, e de uma hora para outra sua piscina do prejuízo estará transbordando, e secar, será impossível.

 

1. Preocupe-se com as fichas técnicas

Importância fundamental para o controle é saber como se montam os pratos que são vendidos no seu restaurante, a gramatura e a receita. Assim, você pode comprar exatamente o que precisa, e pode, através do seu sistema de gestão cruzar o que saiu a partir das vendas. Muitos sistemas têm a chamada baixa automática, e controlam precisamente o saldo do estoque.

 

2. Não tenha somente um fornecedor

Embora seja mais fácil para a compra e o dia-a-dia, ao ter mais de um fornecedor para o mesmo insumo, você pode usufruir da competição natural do mercado, bem como, focar em produtos que cada fornecedor tem de mais vantajoso.

 

3. Rigor na entrada das mercadorias

Não adianta comprar insumos para sua loja, e não checar a entrada. Infelizmente neste meio, muitos entregadores são ”malandros”, e eventualmente subtraem produtos antes da entrega. Muitos restaurantes sequer conferem notas vs. o físico que está chegando, e com isto, o que você está pagando, não é pelo que você supostamente comprou. 

Um alto rigor na entrada, com pessoas específicas para conferir, uso de câmeras de CFTV e balanças para pesagem podem minimizar as perdas, claro que também a assinatura de quem recebeu para controle. De forma similar, na retirada de insumos do estoque, um controle físico do que está saindo e com quem também é bastante importante.

 

4. Estoque trancado

O caos é o inimigo da gestão e do sucesso do empreendimento. Assim, uma boa organização do seu estoque e cozinha é um facilitador para seu controle, até mesmo visualmente falando. Arrume seu estoque por tipo de mercadoria, por exemplo, seus freezers por natureza de carnes e produtos. Além disso, tranque-os.

 

5. Tenha um bom software de gestão

Uma quantidade infindável de insumos e transações, junto ao fato de não ter um sistema de informática que consiga controlá-lo torna o seu empreendimento insustentável. Lembre-se da importância do sistema e, claro, do treinamento e da consultoria para quem for lidar com o sistema, pois dados ruins, geram informações ruins.

 

*Por Marcio Blak. Ajudando as empresas de software de varejo, food & franquias a crescer.

 

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