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A padronização de atendimento em restaurante para faturar!

Desenvolver uma padronização de atendimento em restaurante é importante para melhorar a qualidade e fazer o negócio faturar.

Ter uma estratégia de padronização de atendimento em restaurante é fundamental para garantir a satisfação dos consumidores. Isso sempre foi necessário para os estabelecimentos gastronômicos, mas tem se intensificado por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Na reabertura gradual dos restaurantes, os clientes serão ainda mais exigentes e os cuidados devem ser redobrados. Marcus Vinicius Massarenti, ex-sócio do Holy Burguer e atual proprietário da Hamburgueria Happiness explica que será preciso “ressignificar a maneira como se relaciona com os clientes”.

Para ele, a prioridade dos restaurantes sempre deve ser os colaboradores e clientes. Agora, porém, isso precisa se intensificar. O atendimento, mais do que nunca, se tornou a chave de sucesso para os estabelecimentos faturarem. Continue a leitura e saiba mais!

Dicas para garantir a padronização de atendimento em restaurante

Para que se tenha um bom atendimento, adotar a padronização de atendimento em restaurante é fundamental. Isso é importante, sobretudo, quando se tem uma rede de estabelecimentos. Se o cliente é bem atendido numa unidade, espera a mesma cordialidade quando for em outra, por exemplo.

Veja algumas dicas trazidas por Massarenti, que podem contribuir para o sucesso do seu negócio!

Crie estratégias de relacionamento com os clientes

Segundo Massarenti, “os restaurantes focam muito na produção e na venda, e não na experiência do cliente e no pós-vendas. Vender uma vez não é o difícil, mas sim, manter o consumidor sempre ativo. Criar um relacionamento é o grande segredo”.

Logo, é preciso criar estratégias de padronização de atendimento, para que os clientes se sintam bem e retornem ao estabelecimento em outras oportunidades.

Tenha canais de comunicação direta com o cliente

Ter canais de comunicação direta com os clientes também é necessário para que o atendimento seja melhorado. Deve-se entender que o relacionamento com os consumidores não acontece apenas quando eles estão dentro do salão.

O cliente deve entender a relevância do feedback para gerar melhorias no atendimento. “Usando o Instagram, o WhatsApp ou até mesmo as avaliações nas plataformas de delivery, pode-se mostrar a importância da opinião dele”, orienta Massarenti.

Mensure a satisfação dos clientes

A satisfação dos consumidores deve ser mensurada e acompanhada. Massarenti comenta que “diversos sites mostram as avaliações do cliente, como Google, TripAdvisor e as redes sociais. Sempre é importante reservar parte do dia para poder dar atenção a esses indicadores”.

De tal maneira, se os indicadores de satisfação dos clientes não forem positivos, medidas devem ser tomadas para reverter a situação.

Use os recursos tecnológicos para aperfeiçoar o atendimento

A tecnologia pode ser utilizada para aperfeiçoar a padronização de atendimento em restaurante. Recursos como cardápios eletrônicos, por exemplo, podem ser implementados para isso.

No entanto, Massarenti ressalta que é necessário tomar alguns cuidados ao usar os recursos digitais. “A tecnologia não pode afastar o relacionamento. Tem que saber usar para não deixar o ambiente frio”, orienta o empresário.

Com essas dicas, implementar a padronização de atendimento em restaurante ficará mais fácil. Lembre-se que isso é muito importante, principalmente nesse cenário de retomada que se inicia.

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