Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

restaurante sustentavel.jpg

Ações de sustentabilidade em restaurantes para você ficar de olho

Desenvolver a sustentabilidade em restaurantes é algo muito necessário, principalmente no momento pós-pandemia. Saiba mais!

A sustentabilidade em restaurantes é um assunto em alta no momento, tendo em vista as novas legislações que estão sendo aprovadas, nesse sentido. Além disso, os negócios sustentáveis tendem a atrair mais clientela no momento de retomada do setor gastronômico, conforme diminua ou termine a pandemia de coronavírus. A justificativa é que as pessoas estão mais conscientes e valorizam mais esse tipo de negócio.

Com ações sustentáveis, também se gasta menos, algo que é muito importante em períodos de crise.“A produção de comida em pequena escala ajudará muito a não desperdiçarmos tantos alimentos, o que vem acontecendo muito no Brasil”, diz Fabrício Freitas, chef e consultor.

Leis de sustentabilidade no Brasil

A sustentabilidade deixou de ser uma tendência e passou a ser uma obrigação em restaurantes de muitas localidades do Brasil. Embora ainda não existam legislações específicas e válidas para todo o país, muitos prefeitos e governadores têm elaborado leis para os seus municípios e estados.

Exemplos dessas leis são as que já são válidas em capitais como São Paulo e Porto Alegre, proibindo o uso excessivo de plástico, como canudos, nas embalagens dos alimentos. Essas medidas são vistas por bons olhos por consultores, como Freitas.

O profissional explica que a proibição de canudos ajuda os donos de restaurantes a conter custos, eliminando a compra periódica dos itens. "Além de atrair um público mais consciente para o estabelecimento, também se faz economia", diz.

Como essas legislações costumam ser locais, convém que você verifique com atenção o que vigora em sua cidade ou estado.

Ações práticas para o desenvolvimento da sustentabilidade em restaurantes

Praticar a sustentabilidade em restaurantes não é algo que exige muitos investimentos financeiros. Trata-se mais de uma questão que envolve mudanças na cultura organizacional e no treinamento dos colaboradores.

Freitas apontou algumas dicas de ações que podem ser desenvolvidas na sua empresa. Confira!

Reciclagem de óleo

O óleo utilizado em frituras e outros preparos jamais deve ser descartado no ambiente ou na rede de esgoto. Por isso, uma boa alternativa é fazer a reciclagem, o aproveitando para outras finalidades.

“Existem várias empresas que recolhem óleo nos restaurantes e o converte em sabão e detergente”, explica Freitas.

Valorização de pequenos produtores

Uma das principais ações que devem ser adotadas para a sustentabilidade em restaurantes, de acordo com Freitas, é a valorização de pequenos produtores locais.

Tal prática já vem sendo realizada em diversos locais do mundo e fomenta o comércio local, valorizando os pequenos produtores. Além disso, se mantém uma qualidade extrema dos produtos, tendo em vista que se evitam as grandes distâncias de transporte.

Oriente os consumidores sobre as práticas executadas

Algumas práticas, como a proibição do uso dos canudos, muitas vezes não são bem compreendidas pelos clientes dos restaurantes. Nesses casos, é papel do garçom e do chef  repassar orientações.

O trabalho realizado deve ser de educação, explicando o porquê da medida, para que as pessoas tenham a consciência despertada para a importância da sustentabilidade em restaurante.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar