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Como atrair os millennials para o vinho

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Como atrair os millennials para o vinho

Você sabia que a geração dos millennials, composta por aqueles que nasceram entre 1980 e os anos 2000, lidera a escolha de tipos de drinks que levarão vinho na receita? E, entre os favoritos desses jovens, estão o prosecco italiano e os vinhos de mesa?Essas afirmações são de uma pesquisa do The New York Times e revelam uma significativa mudança no perfil de quem consome o vinho. Ao mesmo tempo, mais oportunidades de vender e criar novos hábitos de beber o produto se abrem.Mas como atrair os millennials para o vinho e criar abordagens e harmonizações que estejam de acordo com os seus desejos e perfil de consumo? Descubra em nosso artigo!

Como abordar os millennials

O uso da tecnologia é um dos comportamentos mais marcantes desses jovens, também conhecidos como geração Y. Os aplicativos e as redes sociais fazem parte de sua rotina, estando presentes no ambiente de trabalho e nos momentos de lazer."Eles cresceram acompanhados de uma tecnologia que se renova rápida e constantemente. Isso faz com que os produtos tradicionais e com uma evolução mais longa no tempo, como o vinho, sejam vistos como algo de pouco interesse, sem os atrativos dessa mobilidade instantânea. Portanto, é preciso mostrar inovação nesse meio com o uso de ferramentas tecnológicas", diz Agilson Gavioli, docente da área de bebidas, serviços e gestão do Senac São Bernardo do Campo.Como o vinho ainda é bastante relacionado a hábitos tradicionais, Agilson diz que é preciso trazer o dinamismo para a bebida. "Às vezes, é preciso alguns anos para que uma garrafa se mostre em toda sua plenitude e isso vai exatamente na direção oposta do imediatismo buscado pelos millennials", acrescenta o especialista.Para Agilson, uma boa maneira de aproximação é simplificar a experiência com o vinho e criar novos hábitos que envolvam a tecnologia.A criação de aplicativos com harmonizações e sugestões de rótulos para cada ocasião e a disponibilidade de vinhos em diferentes espaços (desde praças de alimentação até restaurantes mais finos) são alguns exemplos dessas ações.O especialista ainda dá um exemplo de atitudes simples que podem atrair os millennials para o consumo do vinho: "o ato de colocar gelo num copo de vinho para beber no verão é algo que pode atrair e facilitar o acesso à bebida".

Bons rótulos ou apenas elemento de drinks?

Um questionamento muito importante que é levantado a partir da pesquisa do The New York Times está relacionado ao tipo de produto que os millennials estão buscando. De acordo com Agilson Gavioli, "o uso dos vinhos no preparo de drinks pode atrair um novo público consumidor, que anseia novidades e que poderá se interessar pelo próprio vinho no futuro”. Agilson ainda diz que os vinhos com apresentação mais contemporânea também podem abrir portas para o consumo da bebida pela Geração Y. "Vinhos que sejam prazerosos e, ao mesmo tempo, simples e que possam acompanhar desde os fast foods das grandes redes até uma gastronomia mais informal".

Dicas para montar uma carta de vinho para os millennials

Se os millennials estão buscando mais dinamismo e é preciso tornar o consumo do vinho menos complicado e mais informal, como montar uma carta de vinhos para esse público?Agilson aposta nos formatos digitais e colaborativos, algo que já é inerente à vida dessa geração. "Creio que o futuro das cartas de vinhos deve caminhar em uma direção digital e interativa, fazendo mais do que apenas ofertar este ou aquele rótulo ou tipo de vinho. A troca de informações, a colaboração e, talvez, a possibilidade de entregas por drones, levando o vinho até eles, e não os levando em busca do vinho, deve fazer parte do futuro das cartas".

E você, como acha que o consumo de vinho pode criar mais aproximação com os millennials? Deixe as suas impressões no comentários para debatermos sobre o tema!

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