Mario Narita, CEO da Narita Strategy & Design, apresentou ao público presente na Arena Fispal Tec, durante a Fispal Tecnologia, tendências em embalagens que devem direcionar o mercado no futuro.

“Depois de muitos anos sendo vista como um vendedor silencioso, as embalagens assumiram o papel de embaixadoras do posicionamento da empresa”, destacou. 

Essas novidades deverão estar embasadas em dados de uma pesquisa realizada pela VML Intelligence, com mais de 3 mil pessoas, que apontou que 91% delas querem sentir mais emoção em suas vidas, 80% desejam ter mais alegria e felicidade, e que 70% preferem investir seu dinheiro em experiências do que em produtos. 

“Os dados levantados nessa pesquisa ajudam a nortear o presente e o futuro das embalagens. Hoje, vemos uma gama de produtos que procuram destacar em suas embalagens as emoções, sensações e mensagens que querem transmitir ao consumidor, como sentimentos de otimismo, melhora do sono, apoio à diversidade e inclusão.” 

Assim, abre-se um mundo de possibilidades, por exemplo, quando se fala em cores e texturas. Hoje, muitas marcas estão optando por cores chamativas, fortes e vivas, que transmitem qualidade e alegria, assim como texturas e ilustrações que desempenham um papel na diferenciação e experiência de compra, permitindo que cada embalagem fale diretamente com o consumidor e reflita a identidade da marca.

“Cores vivas despertam a alegria e o entusiasmo. Já quando usamos um degradê, estimulamos a passagem de uma mente dispersa para uma mente mais focada. Formatos lúdicos e sedutores também ganham espaço.”

Outra novidade que pode ser vista em alguns produtos são designs que mimetizam a natureza, chamando a atenção do consumidor para marcas sustentáveis. “Temos observado também uma onipresença dos produtos recicláveis, que é uma prioridade de muitas empresas. Com isso, aumenta a preocupação com a transparência das informações, ou seja, o produtor quer mostrar a pegada de carbono de seu produto, por exemplo”, disse Narita.

Diversidade, igualdade e inclusão também são temas que ganham as embalagens, como a marca Yolélé, especializada na venda de refeições prontas baseadas na culinária africana. Outro exemplo vem da Nestlé, que lançou um KitKat para comemorar a quebra diária do jejum da comunidade muçulmana após o pôr do sol durante o Ramadã. 

E a inteligência artificial, muito comentada nas discussões do primeiro dia de Arena Fispal Tec, também foi lembrada quando o assunto foi inovação. Um exemplo citado por Narita foi o refrigerante Vivi Nova, desenvolvido por IA em dois dias, com receita criada com a ajuda do ChatGPT. 

Narita também compartilhou com o público algumas reflexões que toda marca deve fazer, como:

  • Entregar experiências que ajudam seus consumidores a atingir bem-estar físico e mental;
  • Investir em designs de produto gráfico ou formatos que dialoguem genuinamente com o mundo atual, natural e sustentável;
  • Entender se os seus posicionamentos dialogam com a diversidade, equidade e inclusão;
  • Pensar sempre na redução, reutilização e reciclagem;
  • Aceitar a inteligência artificial como uma grande aliada na aceleração de processos, mas sempre utilizá-la de forma ética e construtiva.

A Arena Fispal Tec aconteceu durante a Fispal Tecnologia, maior encontro da indústria de alimentos, bebidas e embalagens. A edição de 2025 já tem data marcada: de 24 a 27 de junho, no São Paulo Expo. Já a TecnoCarne passa a ser bienal, com data confirmada somente para 2026.

 

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