Escolha embalagens para alimentos com base em suas propriedades de conservação, proteção contra contaminações e adequação ao tipo de alimento (sólido, líquido, perecível), além de considerar a sustentabilidade e a conveniência para o consumidor. Saiba mais!
O mercado, hoje, apresenta um tipo de embalagem para os mais diferentes produtos, e o grande desafio da indústria de alimentos e bebidas é, perante tantas opções, escolher aquela mais adequada ao item a ser comercializado.
As opões disponíveis passam pelo plástico, vidro, alumínio, isopor, papel, entre outros – lembrando de que cada um desses materiais tem seus pontos fortes e fracos.
5 dicas de como escolher os tipos de embalagem para alimentos
“Para escolher o material de embalagem adequado para alimentos e bebidas, temos que entender qual é o tipo de proteção que aquele produto especificamente precisa. É necessário analisar se ele requer uma barreira à umidade, aromas, ar, luz ou gordura”, destaca a diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Camilo. Confira, a seguir, as principais dicas que devem ser aplicadas na hora de escolher tipos de embalagem para alimentos.
1. Analise o tipo de produto alimentício
Para entender qual é a embalagem que o alimento precisa, é necessário considerar alguns fatores, como se o produto em questão quebra com facilidade, se pode perfurar a embalagem, se é muito ácido, em que condições esse deve ser armazenado, etc.
2. Preste atenção na impressão da embalagem
Outro cuidado com o tipo de embalagem se refere às tintas de sua impressão, que não poderão conter metais pesados para não colocar em risco a saúde dos consumidores.
3. Pesquise mais informações sobre a concorrência
É importante atentar para as tendências do mercado e as preferências dos consumidores do seu segmento alimentício, a fim de entender o que pode ser melhorado para gerar experiências mais satisfatórias, atraindo e fidelizando clientes.
4. Teste a sua embalagem
A embalagem está seguindo os padrões de qualidade, segurança e funcionalidade? É possível comprar e consumir o alimento de forma simples e prática? É recomendado fazer esse teste para avaliar possíveis melhorias que devem ser feitas.
5. Mensure os resultados
Por último, é fundamental fazer o devido acompanhamento dos resultados sobre a aceitação do público consumidor, medindo o desempenho e o retorno obtido ao longo das vendas.
Lembrando de que a escolha equivocada do tipo de embalagem pode ter consequências para a indústria, como esclarece a diretora do Instituto de Embalagens.
“Essa decisão impacta na redução de vida de prateleira do produto, devido à perda de sabor, odor, crocância, cor e deterioração, havendo, em alguns casos, até riscos à saúde do consumidor”, pontua.
E para ajudar nessa decisão e para que a sua indústria faça a diferenciação correta, vamos mostrar os tipos de embalagens e para quais alimentos e bebidas são destinadas. Confira!
Materiais e tipo de embalagem
Papelão ondulado
Esse é um tipo de embalagem recomendado para praticamente todos os alimentos. O uso do papelão ondulado é grande nos casos de embalagem de transporte. Dentro desta categoria há, também, o papel cartão, indicado para embalar produtos que serão cozidos depois e que precisam ficar em pé na gôndola do supermercado, como, por exemplo, massas frescas.
Vidro
O vidro é um dos materiais mais antigos em uso para embalar alimentos. Ele é inerte, o que o faz útil no envase de inúmeros tipos de alimentos e bebidas, que vão desde água até outros bastante ácidos, como molhos de tomate e conservas em geral. Se bem vedado, o vidro garantir a proteção do produto por longos períodos de tempo.
Podem-se destacar os vidros escuros para armazenagem de líquidos sensíveis à luz, como azeites, cervejas e vinhos; e os transparentes, que têm um apelo mais visual, por permitir ao cliente visualizar o produto antes da compra.
Aço
O aço é recomendado para aqueles produtos que necessitam de armazenamento por longos períodos, como vegetais e sucos concentrados. Por ser um material impermeável, promove barreira à luz e ao oxigênio, e também é inviolável.
Plástico
O plástico, em geral, tem propriedades que o torna próprio para embalar qualquer material, devido à sua leveza e versatilidade. O que é necessário, neste caso, é identificar o tipo de plástico adequado àquele alimento específico, para que sejam garantidas as suas características originais até a chegada ao consumidor.
Outro ponto destacável desse material é a sua densidade, que poderá ser maior ou menor, dependendo do produto ao qual se destina. O plástico é o substituto natural do vidro e do aço.
Alumínio
O alumínio oferece uma proteção a alimentos não tão sensíveis, o que o torna eficaz para a embalagem de conservas em geral e de bebidas carbonatadas, como refrigerantes e cervejas.
Isopor
O isopor (EPS) é pouco comum nas prateleiras dos supermercados, entretanto, é amplamente utilizado na indústria, sobretudo para armazenar e transportar alimentos frescos, como pescado, devido à sua capacidade de isolamento térmico.
Cabe ressaltar que este tipo de embalagem é completamente impermeável e resistente à ação de bactérias e microrganismos.
Qual a importância da embalagem para aumentar os lucros
Além da função óbvia das embalagens – proteger e garantir a segurança do seu produto, as embalagens permitem, afinal, que a empresa consiga:
Enfatizar os diferenciais do produto
A embalagem é a oportunidade perfeita para destacar os diferenciais do produto e deixar claro para o consumidor o por que daquele produto ser melhor do que um concorrente.
Criar conexões com o seu público
É na embalagem, afinal, que você pode destacar as características que mais aproximam o produto do seu público-alvo e, assim, criar conexão com o consumidor. Apostar em uma embalagem interativa, com um QR Code, por exemplo, é uma ótima forma de fazer isso.
Atrair a atenção dos clientes
Lembre-se que, muito provavelmente, seu produto estará exposto em uma prateleira ao lado de vários concorrentes. Por isso, pensar o design embalagem de maneira estratégica fará com que o seu produto se destaque em relação aos demais.
Importância dos rótulos nas embalagens
O rótulo desempenha um papel muito importante nas embalagens. Além de ser considerado um direito básico do consumidor, respaldado pelo artigo 6°, inciso III da Lei n°8.078/90 – CDC, existem outras razões pelas quais a rotulagem de alimentos é tão importante.
O consumidor moderno deseja saber exatamente o que está consumindo e as embalagens rotuladas são fundamentais nesse sentido: além de funcionar como marketing de um produto, elas informam a sua origem, composição, entre outros fatores que podem ou não levar o consumidor a comprar determinado produto.
Ainda, a rotulagem dos alimentos permite que o consumidor compare produtos da mesma categoria, a fim de avaliar e escolher de maneira mais consciente.
Quais as principais funções das embalagens?
Proteger e conservar o produto
Especialmente quando falamos de alimentos, essa é a principal função da embalagem, a fim de garantir que o produto chegue ao consumidor em boas condições.
Atrair clientes
A embalagem é o primeiro contato do consumidor com determinado produto. Por isso, ela deve ser pensada de modo a atrair o seu público-alvo.
Deixar claro as especificidades do produto
Por fim, as embalagens também servem para garantir o direito básico do consumidor de saber o que está consumindo.
O que diz a legislação sobre as embalagens
A ANVISA, órgão responsável pelas normas e legislações relativas às embalagens, estabelece diversas diretrizes para a fiscalização de embalagens e rótulos.
As principais normas estão na Resolução-RDc Nº 259 e, dentre os principais temas abordados no documento, estão:
- Idioma da embalagem;
- Denominação do lugar;
- Informações obrigatórias que devem estar contidas nas embalagens;
- A lista de ingredientes e entre outros.
Tendências do setor de embalagens
Quais serão, afinal, as tendências do setor de embalagens para os próximos anos? Confira as apostas:
- Embalagens interativas: com QR code, por exemplo;
- Embalagens sustentáveis: o olhar do consumidor está cada vez mais atento aos impactos no meio ambiente;
- Embalagens minimalistas: o design minimalista adentra o setor cada vez mais;
- Embalagens invioláveis: além de manter o produto lacrado, permitem que o consumidor perceba facilmente caso a embalagem tenha sido violada.
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