No verão e na primavera, as sorveterias têm seu melhor período de vendas. Porém, quando chega a temporada de baixas temperaturas, características do outono e do inverno, a história muda completamente e as sorveterias perdem na frequência da clientela.

Essa sazonalidade talvez seja até uma questão cultural do brasileiro, pois esse cenário não ocorre na Europa nem nos Estados Unidos, onde o sorvete é considerado alimento e, assim, é consumido o ano inteiro, independentemente de frio ou calor.

Diante disso, o empresário do ramo de sorvetes tem de ponderar algumas possibilidades para enfrentar o frio sem impactar tanto o caixa.

Para obter dicas práticas e eficazes, entrevistamos Eunice Freitas, sócia-proprietária de uma das franquias da Sorveteria Joinha, rede do interior de São Paulo.

Apresente um novo cardápio para a sua sorveteria no inverno

Para conseguir isso, pense no seu objetivo! Seu objetivo é ter clientes frequentando (e consumindo!) a sua sorveteria em julho, onde o frio é mais intenso.

Parece difícil, mas é possível clientes frequentarem (e consumirem) em sua sorveteria até em dias de frio intenso. Contudo, é preciso parar para pensar e buscar inovar, criando um modelo de negócios que esteja bem estruturado para lidar com esse desafio que se repete todos os anos.

Eunice diz que para seguir vendendo nos períodos frios, o mais importante é adicionar ao cardápio pratos que esquentam ao invés de manter somente os sorvetes que refrescam.

Renovar o cardápio é fundamental! Claro que o sorvete deve ser mantido, afinal essa é a essência da sorveteria, mas também devemos buscar opções em pratos quentes e rápidos”, aconselha.

Característica de toda sorveteria, a rapidez do consumo tem de ser vista também nos pratos quentes adicionados ao cardápio, como sopas, crepes, petit gateau, chocolate quente, chás, bolos e cafés.

Quem sai para tomar um sorvete não espera demorar, portanto o atendimento, mesmo com o novo cardápio, tem que continuar excelente.

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Invista em novas receitas e produtos

Independentemente do calor ou do frio, Eunice garante que a variação e a inovação são sempre importantes. “O que atrai o público são as novidades no cardápio, pois faz com que ele fique curioso e busque consumir a novidade.”

Fique atento para não encarar a novidade como uma variação de receita de sorvete. Afinal, no inverno o produto principal tende a não ser o sorvete, e sim um outro prato. Exemplo disso é o petit gateau, em que o produto principal é o bolo quente recheado com calda de chocolate dentro. O sorvete apenas acompanhará a degustação.

Exclusivamente na franquia da Sorveteria Joinha, gerenciada por Eunice, a oferta de sopas foi a forma encontrada para manter a velocidade do consumo e a frequência de clientes.

Fizemos uma pequena pesquisa sobre o que se esperava de uma sorveteria no inverno e citamos os produtos que pretendíamos colocar no cardápio. O feedback foi muito bom e resolvemos adicionar o festival de inverno ao cardápio”, diz Eunice, que não esqueceu dos pratos com sorvetes, que podem ser consumidos na estação e funcionam como sobremesa após uma tigela de sopa. Esse, aliás, é um bom gancho não só para manter como também para aumentar o ticket médio.

No festival de inverno de Eunice, em cada dia da semana é oferecido um tipo diferente de sopa, além de diversas sobremesas, inclusive sorvetes.

Sua sorveteria precisa ser vista também no inverno

Nada adianta fazer mudanças no cardápio para driblar as dificuldades do inverno e não divulgar esses diferenciais ao consumidor. Assim, investir em propaganda em canais digitais como o Instagram e o Facebook (inclusive com publicações patrocinadas) são ações importantes, segmentando o público-alvo e tendo um alcance mais expressivo da novidade.

Para que sua sorveteria tenha clientes fiéis até na época do frio é essencial que você invista em inovação, pesquisa e qualidade (até para pratos quentes). Seus clientes agradecem!