De acordo com o vice-presidente de estabelecimentos e consumidores da Sodexo, Alberto Weisser, os consumidores “atrito está naquilo que não enxergamos”; detalhes que costumam passar despercebidos como fila, informações sobre os alimentos ou mesmo higiene do estabelecimento.

“Banheiro pode ser considerado igual à higiene. Não adianta o local ser atraente, se houver descuido com o banheiro”, comenta. Assim é preciso atenção à limpeza, uma vez que essa característica está atrelada ao valor agregado oferecido pelo estabelecimento; valor agregado é o que faz com que 50% do público decida ir ou não a determinado lugar.

Outra característica do estabelecimento que faz com que 40% do público não volte é a fila. Encontrar soluções que reduzam o tempo de espera para refeições ou que amenizem a sensação de demora também colabora para que o consumidor retorne.

Autenticidade de estabelecimentos “locais” (aqueles que só existem no bairro do cliente) também são um fator relevante segundo Weisser. Pesquisas revelam que 42% dos consumidores confiam no restaurante local, por gerar empregos naquela região e por estarem relacionados com a cultura local. “Mas é preciso esse toque ‘autêntico’ que seja percebido com real”, explica.