Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, mais de 60% das doenças de origem alimentar são decorrentes de toxinfecções devido a práticas inadequadas de processamento, deficiências de higiene ambiental, maus hábitos dos manipuladores ou reaquecimento dos alimentos em temperaturas inadequadas. A falta de comprometimento com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é responsável pela infecção de 13 mil pessoas anualmente no Brasil, de acordo com um estudo da Universidade de São Paulo.

“As pessoas devem ter uma visão completa sobre o rendimento do estabelecimento por completo, não olhar apenas para o custo de cada determinado item de limpeza e sim para os resultados finais. Soluções de higiene e limpeza profissionais geram melhores resultados: redução de custos e aumento da produtividade e da imagem institucional, além de produzir um impacto ambiental muito menor”, afirma Heitor Mazziero Fiuza, gerente de marketing da BRALIMPIA, empresa especializada em limpeza profissional.

Devido à importância do tema, um dos painéis da Arena à La Carte, atração da Fispal Food Service, será sobre o setor de higiene e limpeza dos estabelecimentos. A palestra “Limpeza: O Ingrediente que não pode faltar no seu negócio”, será ministrada por Ricardo Ribeiro, coordenador de conteúdo técnico da ABRALIMP, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

“Nenhum estabelecimento pode prescindir da limpeza, fator chave de atração e satisfação dos clientes e área vital para a saúde de frequentadores e funcionários. A Fispal Food Service é, sem dúvida, fundamental para a troca de informações e conhecimento entre o nosso setor e os clientes da área de alimentos e bebidas”, completa Paulo Peres, presidente da associação.