O Sebrae apresentou, durante a Fispal Food Service, um estudo inédito que mostra que quase metade dos pequenos negócios ligados ao ramo de alimentação fora do lar adquirem seus produtos diretamente de produtores rurais, e 85% têm interesse em fazê-lo.

Intitulada de “Cadeia produtiva das empresas de alimentação”, a pesquisa aponta alguns desafios citados pelos empresários do setor, relacionados à entrega de produtos e logística. Segundo a pesquisa, metade dos entrevistados afirma que há uma falta de constância na mercadoria; já 46% afirmam não conhecer produtores que forneçam o que necessitam.

Isso mostra uma oportunidade, tanto para produtores rurais como para os gestores de pequenos estabelecimentos. “É preciso aproximar mais o pequeno produtor rural e os empresários do segmento de pequenos negócios de alimentação, para que possam interagir e buscar soluções conjuntas para os desafios e oportunidades apontados na pesquisa que realizamos”, assinala a diretora técnica no exercício da presidência do Sebrae, Heloisa Menezes.

A pesquisa também aponta que os pequenos estabelecimentos resistem às crises econômicas, tendo em vista que 35% das empresas ouvidas têm mais de 10 anos, 31% entre seis e 10 anos e 24% são novos, com até cinco anos de existência.