A proteína vegetal, também conhecida como plant-based, está em pleno crescimento. Segundo dados do MarketsandMarkets, o mercado deve atingir 17,4 bilhões de dólares até 2027.
Parte do crescimento se dá devido à Geração Z. Adultos nascidos de meados de 1990 a meados de 2010 consomem menos proteínas animais.
Além disso, 67% dos brasileiros dizem ter diminuído o consumo de carne em 2022, segundo dados levantados pelo The Good Food Institute.
Entre as motivações, os entrevistados revelam os altos preços dos alimentos, a preocupação com a saúde, com o meio ambiente e com o bem-estar animal, além de intolerâncias e alergias alimentares.
Como alternativa, as proteínas vegetais ganham cada vez mais espaço no prato dos consumidores.
Mas, o mercado ainda enfrenta desafios. Ser agradável do ponto de vista sensorial, acessível em termos de custo e tão benéfico nutricionalmente quanto a proteína animal são alguns dos percalços.
Quer saber mais? No portal Food Connection, você encontra tudo o que precisa saber sobre proteínas vegetais, tendências e cases que estão dominando o mercado alimentar ao redor do mundo.
Ler mais
Read Next