Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Embalagens para frigoríficos: dicas para acertar na escolha

Embalagens para frigoríficos - dicas para acertar na escolha.jpg
Conheça a importância das embalagens para frigoríficos e confira dicas para ser mais assertivo na escolha da melhor embalagem.

Embalar carnes e embutidos é uma tarefa bastante delicada e complexa. Por isso, dispor de boas embalagens para frigoríficos é pré-requisito fundamental para proteger estes produtos alimentícios contra patógenos.

Mas além disso, boas embalagens para frigoríficos devem fornecer maior visibilidade ao produto e exibir informações exigidas pela legislação em sua etiqueta e ser atraente para os consumidores.

Exatamente por essas razões, escolher a embalagem mais adequada para cada produto nem sempre é uma tarefa simples para frigoríficos, exigindo pesquisas específicas que garantam a segurança, apresentação e qualidade de carnes e embutidos embalados.

Embalagens: mais do que simples recipientes para armazenar carnes

Assim como a maioria das embalagens de alimentos, as embalagens para frigoríficos possuem várias funções, devendo proteger a carne e derivados de contaminação e deterioração, devem também fornecer visibilidade ao produto e exibir informações da etiqueta.

Mas na atualidade, as embalagens para frigoríficos ganharam importância ainda mais significativa, como explica Alan José Gutierrez, Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Frigol S.A.

"Atualmente a embalagem não é mais somente um receptáculo para acondicionar um produto. Com as mudanças dos hábitos, consumidores estão mais criteriosos e exigentes e sofrem com as informações dos produtos que consomem, do que comem”.

Neste sentido, Gutierrez explica que as embalagens para frigoríficos acondicionar carnes, assim como para qualquer outro produto do segmento alimentício, têm mais uma função significativa para transmitir informação, além da tradicional proteção do produto embalado.   

Dessa forma, no atual momento, a embalagem funciona como uma ótima estratégia de marketing, permitindo que o frigorífico tenha mais uma forma de potencializar suas vendas.

Benefícios da utilização de boas embalagens para frigoríficos

Como já ressaltado anteriormente as embalagens para frigoríficos possuem várias funções. Mas, a principal função das embalagens ainda é a de promover a proteção da carne contra sua contaminação e deterioração até que o produto seja consumido.

Para frigoríficos, a embalagem precisa também permitir o armazenamento sob uma ampla variedade de condições, incluindo refrigeração, congelamento, calor intenso e iluminação. Deve também suportar alta manipulação.

Além disso, para Alan Gutierrez, o objetivo em utilizar embalagens específicas para carnes permite que frigoríficos tenha outros benefícios importantes:

“Embalagens específicas permitem que o frigorífico consiga algum melhoramento no desempenho do produto acabado, seja ele in natura ou industrializado”.

Neste cenário, um dos maiores benefícios de utilizar embalagens específicas para carnes é a conquista do aumento no shelf life (vida de prateleira do produto).

A vida de prateleira de produtos resfriados costuma ser ampla e variável de acordo com o tipo de corte. Essa variação está relacionada com o percentual de gordura da carne, presença de ossos, mas principalmente com suas características intrínsecas e com as atividades bioquímicas decorrentes do processo de abate.

Fatores a serem considerados na escolha de embalagens para frigoríficos

Todo abatedouro/frigorífico tem por característica processar uma diversidade bastante grande de produtos, estes resultarão em um alimento que será consumido na mesa do consumidor.

Exatamente por isso, alguns quesitos são importantes na escolha das melhores embalagens para frigoríficos:

  • Conheça as características dos alimentos a serem embalados e o tipo de proteção que eles necessitam;
  • Melhor custo-benefício;
  • Qual é a dinâmica microbiana no produto e qual embalagem impede a proliferação.

Neste cenário, o Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Frigol considera que o principal fator a ser analisado por todo frigorífico é garantir a segurança para o produto a ser embalado.

“Para um produto in natura sem osso, devemos considerar um material que dê a sensação de uma segunda pele para o produto embalado, sem sobras de embalagens, já para um corte com osso, é fundamental uma embalagem que tenha resistência à perfuração que o osso da peça possa a vir causar”, sugere. 

Além destes fatores, é claro, é preciso sempre considerar a conservação que o produto terá quando embalado.

Embalagens mais comuns utilizadas por frigoríficos

Diante das exigências e quesitos anteriormente citados cabe à indústria frigorífica escolher aquelas embalagens que se mais se adequem às suas necessidades, como já discutimos neste e-book exclusivo. Dessa forma, Alan Gutierrez explica quais são as embalagens mais comuns utilizadas atualmente no Brasil.

“As bolsas/sacos termoencolhíveis à vácuo com barreiras (para conservação resfriada) ou sem barreiras (para produtos de conservação congelada) são amplamente utilizadas no Brasil”, cita Gutierrez. 

Já para cortes com ossos ele explica que são utilizadas embalagens no formato de bolsas/sacos termoencolhíveis à vácuo com barreiras com resistência à perfuração. Há também algumas embalagens para frigoríficos importadas no mesmo formato, porém com aplicações de películas pet.

“Tal aplicação traz como resultado uma resistência melhorada á perfurações”, complementa o supervisor de pesquisa da Frigol. 

Vale lembrar que a falta de oxigênio nas embalagens a vácuo aumenta muito a vida de prateleira da carne embalada, sendo essa uma ótima consequência da diminuição da oxidação.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com seus colegas da área. Aproveite para ver outros temas relacionados em nosso canal digital!

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar